desenho e design

0 – Síntese programática

Desenho I | Curso de Design | Universidade da Madeira

1 Objectivos / Goals

1.1
Liberdade Criativa. Ler e Organizar
Desenvolver o Desenho, em torno do seu papel gerador nos diversos domínios artisticos e conceptuais.

Creative freedom. Read and organize.
Drawing around its generator role in between various artistic and conceptual domains.

1.2
Direcção. Organizar a sua própria aprendizagem
Compreender o Desenho como integrante do Desenvolvimento Pessoal e da Comunicação Visual Activa.

Direction – Organise their own learning Understand the Drawing as an integral part of personal development and Visual Communication active.
1.3
Autonomia. Ver | avaliar | riscar | descrever | interpretar | criar | significar
Operar criativamente objectivos e processos enquanto primados fundamentais da compreensão visual e da
elaboração mental no desenvolvimento e acção de um processo em Desenho.

Autonomy – To see | to evaluate | to scribe | to describe | to interpret | to create | to mean.
Creatively operate objectives and processes while fundamental primacies to understand visual and mental elaboration in the development and action of a drawing process.

1.4
Congruência. Enquadrar ensaios e respostas face às questões propostas.
Estabelecer através do desenho uma via geral de sistematização e criação consonante com as actividades e projectos propostos.

Matching – To Frame essays and answers to proposed questions.
Establish from drawing a general track systematization and creation in line with the activities and proposed projects.

1.5
Originalidade. Desenvolver as singularidades do desenho / Inteligibilidade, expressão e comunicação.
Desenvolver um sentido autoral e criativo em desenho, explorando e consolidando as relações de tactilidade visual.

Originality – Develop the singularities of the drawing / Speech Intelligibility and communication.
Develop a sense authorial and creative in drawing, exploring and strengthening the tactile and visual relations.

1.6
Adequar meios e recursos ao processo desenho.
Explorar recursos, técnicas e meios do desenho, quer no âmbito natural / quirográfico, quer no domínio digital / elaborador.

Match means and resources in drawing process.
Explore resources, techniques and media of drawing, both in natural context / quirografico, as in the digital elaborator domain.

2 Conteúdos / Contents

2.1

Estruturação e Interpretação em Desenho.
Vocação expressiva dos meios gráficos.
Níveis e estratégias de estruturação.
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/introducao/
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/5-links/

Structuring and Interpretation in Drawing.
Expressive vocation of graphical media.
Levels and strategies for structuring.
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/introducao/
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/5-links/

2.2

Estruturação e Interpretação em Desenho.
Contorno e Gestualidade.
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/1-contorno-e-gestualidade/

Structuring and Interpretation in Drawing.
Contour and gestures.
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/1-contorno-e-gestualidade/

2.3

Estruturação e Interpretação em Desenho.
Nivelamento e Acentuação.
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/compreensao-da-gestualidade-nivelamento-e-acentuacao/

Structuring and Interpretation in Drawing.
Simplification and accentuation as graphical intonation.
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/compreensao-da-gestualidade-nivelamento-e-acentuacao/

2.4

Estruturação e Interpretação em Desenho.
Peso e Modelação | Evocação.
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/peso-e-modelacao/

Structuring and Interpretation in Drawing.
Visual weight and Modeling | Evocation.
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/peso-e-modelacao/

2.5

Impressão e múltiplos.
Positivo / negativo.
Natureza das Matrizes.

Printing and multiple.
Positive / negative.
Nature of the matrices.

2.6

Fundamentos de ilustração / interpretação vectorial.
Primitivas, operadores e elaboradores.

https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/controlo-seleccao-e-dimensionamento/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/controlo-de-linha-em-forma-propriedades/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/uniao-disjuncao-cor-transparencia-e-ilustracao-em-conclusao/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/trace/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/5-tiff/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/5-tiff/51-controlo-de-bitmapped/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/5-tiff/52-redes-em-bitmapped/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/6-modelacao/
https://dedsign.wordpress.com/tutoria

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/6-ilustracao-vectorial-metodo-construtivo/

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/6-ilustracao-vectorial-metodo-construtivo/6-1-estruturas-matriz-chanfrado-e-boleado/

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/6-ilustracao-vectorial-metodo-construtivo/6-2-construcao-aplicacao-de-texturas/

Foundations of illustration / vector interpretation.
Primitives, operators and elaborators.
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/controlo-seleccao-e-dimensionamento/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/controlo-de-linha-em-forma-propriedades/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/uniao-disjuncao-cor-transparencia-e-ilustracao-em-conclusao/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/trace/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/5-tiff/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/5-tiff/51-controlo-de-bitmapped/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/5-tiff/52-redes-em-bitmapped/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/6-modelacao/
https://dedsign.wordpress.com/tutori

2.7

Fundamentos de ilustração / interpretação vectorial.
Elementos de estrutura, organização e comunicação.
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/8-linear-evocar-explicar-em-conclusao/
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/8-linear-evocar-explicar-em-conclusao/81-protocolo/
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/8-linear-evocar-explicar-em-conclusao/8-2-aspectos-preparatorios/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/7-organizacao-de-elementosde-ilustracao/

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/6-ilustracao-vectorial-metodo-construtivo/

Foundations of illustration / vector interpretation.
Elements of structure, organization and communication.
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/8-linear-evocar-explicar-em-conclusao/
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/8-linear-evocar-explicar-em-conclusao/81-protocolo/
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/8-linear-evocar-explicar-em-conclusao/8-2-aspectos-preparatorios/
https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/ilustracao-vectorial/7-organizacao-de-elementosde-ilustracao/

3

Bibliografia principal / First bibliography

  • France Borel , Le modéle ou l’artiste séduit, 9782605001606, Skira (1990), pp.199
  • George B. Bridgman’s , Complete Guide to Drawing from life, 1402766785, Wings Books (1992), pp.350
  • Jean-Claude Corbeil, Ariane Archambault , The Macmillan Visual Dictionary, 978-0025281608, Webster’s New World (1992), pp.864
  • Mike Mattesi , Force key to capturing life trought drawing, 978-0595317585, Focal Press (2006), pp.248
  • Angelo de Sousa, Nuno Faria, Francisco Tropa , Ângelo Sousa: Escultura, 9789726351757, Fundação Calouste Gulbenkian (2006), pp.193
  • David Ferry , Painting without a brush, 978-1555217198, Wellfleet (1991), pp.141
  • Wassily Kandinsky , Ponto, linha, plano, 9789724412856, Arte & Comunicação (1988), pp.176
  • Andrew Loomis , Fun with a pencil, 978-0670332359, Viking Adult (1939), pp.120
  • Mario Mariotti , Animani Mariotti, 9788885657885, Tim Kennedy Books (1991), pp.36
  • Juan J. Gomez Molina , Las Lecciones de Dibujo, 978-8437613765, Catedra (1996), pp.618
  • Kimon Nicolaides , The natural way of drawing, 978-0395530078, Mariner Books (1990), pp.240
  • Erwin Panofsky , A perspectiva como forma simbólica, 9789724408866, Edições 70 (1973), pp.160
  • Pablo Picasso, Hans Bolliger , Picasso Suite, 9780500271001, Thames & Hudson (1997), pp.192
  • Bas. C. van Fraassen , The scientific image, 978-0198244271, Oxford University Press (1980), pp.248
  • Arlette Sérullaz , Sanguines du XIX Siécle, 2711830462, Réunion des musées nationaux (1994)
  • Ron Tiner , Figure drawing without a model, 978-0715306468, David & Charles Publishers (1997), pp.160
  • Adobe Creative Team , Adobe Illustrator CS5 Classroom in a Book, 978-0-321-70178-7, Adobe Press. (2010), pp.480
  • Giovanni Civardi , Drawing portraits, 9781903975091, Search Press (2002), pp.64
  • David Taylor, Ron Ranson , Solving the mistery of watercolor, 9781929834204, International Artist Publishing (2002), pp.128
  • Luís Veiga da Cunha , Desenho técnico, 9789723102253, Fundação Calouste Gulbenkian (1999), pp.866
  • Wucius Wong , Princípios de Forma e Desenho, 9788533608610, Martins Fontes (1998), pp.352

3.1 Outras fontes / Secondary bibliography

4

Metodologias e técnicas de ensino | Recursos / Methodology didactics | Resources

4.1

Expositivo / discursivo / argumentativo / maêutico / demonstrativo. Quadro negro, giz. Projector Vídeo, Computador, Software

Expositive / discursive / argumentative / maieutic / demonstrative.

Blackboard, chalk. Video Projector, Computer, Software

4.2

Método Natural > Demonstrativo > Exploração > Construção autoral.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/. Quadro negro, giz. Papel, riscadores. Projector Vídeo, Computador, Software.

Natural Method > Statements > Holding > Author construction
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/

Blackboard, chalk.
Paper, crayon.
Video Projector, Computer, Software

4.3
Método Académico > Demonstrativo > Exploração > Construtiva Plástica paradigmática.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/introducao/ .Quadro negro, giz. Papel, riscadores. Projector Vídeo, Computador, Software.

Academic Method > Statements > Holding > Constructive
Plastic paradigm
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/introducao/

Blackboard, chalk.
Paper, crayon.
Video Projector, Computer, Software

4.4
Método do Modelo Sólido > Demonstrativo > Conceptual formal

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/introducao/.Quadro negro, giz.Papel, riscadores. Projector Vídeo, Computador, Software.

Method of Solid Model > Statements > Formal and conceptual
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/introducao/

Blackboard, chalk.
Paper, crayon.
Video Projector, Computer, Software

4.5
Método Projectual > Demonstrativo > Concepção. Desenvolvimento e Resolução > Macro Elaboração.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/8-linear-evocar-explicar-em-conclusao/.Quadro negro, giz.Papel,  riscadores.Projector Vídeo, Computador, Software.

Method Planning > Statements > Design, development and Resolution > Macro Drafting
https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-i/linha/8-linear-evocar-explicar-em-conclusao/

Blackboard, chalk.
Paper, crayon.
Video Projector, Computer, Software

4.6
Desenho ao vivo (Riscadores e suportes tradicionais).

Drawing live (Graphical tools and traditional supports)

Desenho ao vivo (Computador e software vectorial).

Drawing live (Computer and illustration software)

Quadro negro, giz. Papel, riscadores.Projector Vídeo, Computador, Software. Desenho ao vivo para demonstração de operadores eestruturas de organização na área da ilustração vectorial (Illustrator ou Inkscape).

Blackboard, chalk.
Paper, crayon.
Video projector, Computer, Software
Live drawing on the demonstration of operators and structures organization in the area of vector illustration (Illustrator or Inkscape).

4.7
Apresentação técnica e plástica dos processos previstos no módulo de linóleogravura.
Projector Vídeo, Computador, Software. Prensa, Goivas, Lineogravura, Rolos para tintagem, Tinta.

Technical Presentation and plastic of the proceduresprovided in linocut module .

Blackboard, chalk.
Video Projector, Computer, Software. Press, Linocut; gouges, ink rolls, Ink.

5

Trabalho autónomo dos alunos | Student project

5.1

Estudos exploratórios.

Exploratory Studies.

5.2

Pesquisa.

Research.

5.3

Investigação plástica e expressiva

Plastic and expressive investigation.

5.4

Preparação de horas de contacto.

Preparation of hours of contact (presentation).

5.5

Projectos | Formalização.

Projects | Formalization.


6

Conhecimentos a adquirir/consolidar pelo estudante

Knowledge to be acquired / Consolidate by the student

6.1
Entender as diferentes estratégias e elementos na estruturação em Desenho.

Conhecer o desempenho e a variabilidade plástica dos meios técnico expressivos em Desenho.

Understand strategies and structuring elements in Drawing. Know the performance and the variability of Drawing technical expressive means.


6.2
Entender os princípios construtivos e expressivos do Nivelamento e da Acentuação, presentes nas estratégias de abstracção caracterizadoras no processo Desenho.

Understand the principles of construction and expression. Flatness and accentuation and the strategies of abstraction which distinguish the drawing process.


6.3
Entender os conceitos Contorno e Gestualidade enquanto elementos de modelação gráfica e expressividade em Desenho.
Entender Peso e Modelação como fundamentos principais na construção de uma expressão autoral singular em Desenho.

Understand the concepts Contour and gestures as elements of graphical modeling and expressiveness
in Drawing.
Understand visual weight and modeling as main reasons in the construction of an authorial expression and singularity in drawing.


6.4
Entender as relações entre memória/movimento/descrição e interpretação /criação/formalização em Desenho.
Entender os conceitos entropia e sintropia enquanto contornos da expressão plástica e da significação em Desenho.

Understand the relationship between memory / Movement / description and interpretation / creation
formalization in Drawing. Understand the concepts and entropy versus sintropia while boundaries of
plastic expression and signification in Drawing.


6.5
Entender o Desenho enquanto conceptualização, como via de exploração paralela e preparatória em diversos domínios.
Entender os processos de impressão baseados na utilização da matriz.
Entender a natureza de uma matriz, assim como as características de reversibilidade a esta associada.

Understand the drawing as conceptualisation, while parallel operating and preparatory track in various fields. Understanding the processes of print based on the matrix use. Understand the nature of a matrix, as well as the characteristics of reversibility to is associated with.


6.6
Entender o triângulo Linear/Evocar/Explicar enquanto relação fundamental no domínio da ilustração.
Adequar os princípios da ilustração à interpretação de natureza vectorial, segundo critérios de acentuação e nivelamento gráfico.
Adequar primitivas, operadores e elaboradores específicos do software de ilustração vectorial aos objectivos da modelação formal em desenho.

Understand the triangle: To Draw / Evoke / Explain while fundamental relationship in the field of illustration.
Adapt the principles of illustration to the vector interpretation nature, according to criteria of graphical
accentuation and flatness.
Match primitive, operators and specific elaborators from software of vector illustration to objectives of
formal modeling in drawing.

6.7
Entender os princípios de estruturação formal e ergonomia processual na utilização do software.
Entender estrutura e organização compositiva da informação verbal e visual em harmonia com princípios genéricos do desenho de raíz infográfica.

Understand the principles of formal structuring and ergonomics procedural in the use of the software.
Understand structure and organization of compositive verbal and visual information in harmony with principles of the generic infographics drawing.

7

Competências transversais a adquirir/consolidar pelo aluno

Soft skills to be aquired by the student

7.1

Capacidade em explorar e adequar meios e recursos no domínio do desenho.

Competency to explore and adapt means and resources in the field of drawing.

7.2
Capacidade em traduzir ideias ou conceitos e objectos através do desenho, a partir
do desenvolvimento de competências perceptivas, plásticas e expressivas.

Competency to translate ideas or concepts and objects through drawing, from the

development of perceptual skills, plastic and expressive.
7.3
Desenvolver um modelo autoral no estudo, interpretação e criação formal/conceptual
através do desenho.
Cultivate an authorial model in the study, formal/conceptual creation and

interpretation through drawing.

7.4
Capacidade em estabelecer através do desenho uma via projectual geral de
sistematização e criação.

Competency to establish through drawing a track planning general systematization

and creation.

 

8

Competências específicas a adquirir / consolidar pelo aluno

8.1
Capacidade em Ver, Estudar, esboçar, ensaiar e organizar através do desenho.

Competency to see, study, elaborate, rehearse and organise through the drawing.

8.2
Capacidade em conceptualizar e presentificar no âmbito da pluralidade expressiva e
formal em desenho.

Competency to conceptualize and to make under the expressive formal plurality in design.
8.3
Capacidade em desenvolver, a partir de uma metodologia de âmbito projectual, as
estratégias associadas ao desenho.

Competency to develop, from a methodology of scope planning, strategies associated with the drawing.
8.4
Capacidade de se manter actualizado quanto aos procedimentos, às tecnologias e
às perspectivas associadas ao domínio do desenho.

Competency to keep updated as to the procedures, the technologies and perspectives associated with the field of drawing.

9
Contributos para a qualificação profissional / Contribution towards professional qualification

9.1
Melhoria de competências autorais em desenho, leitura, interpretação e criação visual.

Improvement of authorial skills in drawing, reading, interpretation and visual creation.
9.2
Aquisição de competências gerais nos domínios da Conceptualização e da Presentificação, quer a partir da utilização dos recursos tradicionais em desenho, quer a partir de software vectorial de vocação linear expressiva.

Acquisition of general skills in the fields of conceptualisation and to make, either from the use of traditional resources in the design, either from software vector of linear vocation expressive.
9.3
Aquisição de competências formais e criativas em desenho para a generalidade das profissões e especificamente para exercício da função de profissional de design e de professor do ensino básico e secundário.

Acquisition of formal and creative skills in drawing for almost domains and specifically for performing the function of professional design and professor of primary and secondary education.

10

Avaliação contínua > Hetero e auto avaliação centrada em actividades e projectos.

  • Diário gráfico / Exercícios desenho.
  • Impressão Relevográfica > Linoleogravura.
  • Projecto de ilustração vectorial.

Na sequência da informação indicada anteriormente, a avaliação desenrola-se no seio do grupo, é contínua e sistemática, baseia-se na auto e hetero-avaliação, ao longo do acompanhamento e a apresentação calendarizada das propostas e da demonstração do desempenho técnico e criativo, relativamente aos projectos indicadas e calendarizadas no início do semestre.

In the sequence of anterior information, the assessment takes place within the group, and is continuous and systematic, it is based on self and hetero-evaluation, during the follow-up and presentation scheduled of proposals and the demonstration of technical and creative performance, with regard to projects listed and timetabled at the beginning of the semester.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: