desenho e design

7.1 Protocolo

Desenho I
III Parte
Ilustração Vectorial

Na fase final dos trabalhos de realização criativa, que pontuam a frequência em Desenho I, pretende-se que o estudante envolva um objecto ensaiado anteriormente, enquanto fonte de uma imagem de natureza descritiva a resolver ou criar.

Relembrando a sequência desenvolvida na cadeira; a partir dos desenhos realizados em resposta aos percursos da I Parte – 1, 2, 3 e 4, obtiveram-se diversos ensaios de exploração tridimensional, relativas à II Parte, nas fases 6 e 7 (vide sebenta “Linha”), por fim, um deste resultados serve de modelo e assunto à realização e criação de uma ilustração vectorial – III Parte.

Os elementos | “ingredientes” necessários à organização deste último trabalho estão referidos no ponto 8 – Linear | Evocar | Explicar, como motivos centrais para a realização de uma ilustração, simultaneamente abrangente, mas também focalizada, quanto às “explicações”, que se tomam como razões fundamentais, em referência aos procedimentos construtivos, projectivos e presentativos, enriquecedoras da informação e da leitura de um objecto.

Preocupações temáticas, editoriais, técnicas e criativas, consubstanciam e singularizam o desenvolvimento de um discurso gráfico coerente na concretização da ilustração a desenvolver.

Links com exemplos para leitura e estudo obrigatórios, sobre as tendências e casos tipo em ilustração podem ser consultados no presente blog, na coluna da direita, mas as decisões do foro estético e a orientação em termos de comunicação pertencem-lhe e serão sempre o factor de maior importância em termos de avaliação.

Exige-se desenvolvimento técnico em estreita harmonia com um sentido de ampla criatividade e originalidade. Estes últimos constituem os elementos principais de diferenciação e qualificação do seu trabalho. Em Arte e em Design, a tecnologia é um meio e nunca um fim.

Saber comunicar implica muitas “graças”. Ter humor, cativar um público “mercado”, activar a peculiar fruição que em todos habita, ser diferente, ser rigoroso, enfim, dando corpo a inúmeras estratégias, formas e finalidades, que sob a forma de uma imagem podem liberar a atenção dos receptores.

As imagens finais em vector devem ser apresentadas em CD, devidamente identificado e embalado (com capa personalizada e em coerência com as propriedades da ilustração). Além do ficheiro que contém a ilustração final em formato Postscript AI (Adobe Illustrator), adicione os seguintes elementos:

– Imagens convertidas em formato JPG | Cor 24 Bits | Resolução 300DPI.

– Relatório sucinto dos passos técnicos e decisões estéticas tomadas – no formato PDF.

Mera simulação de capa, a personalização deve seguir os princípios anunciados anteriormente, conformada às restrições físicas e dimensionais dos suportes.

Votos de excelente concretização.

> Linha > Ilustração Vectorial

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: