desenho e design

0 – Síntese programática

Desenho II | Curso de Design | Universidade da Madeira

1 Objectivos / Goals

1.1

Liberdade Criativa – Ler e Organizar Desenvolver o Desenho, em torno do seu papel gerador nos diversos domínios artisticos e conceptuais.

Creative freedom – Read and organize. Develop drawing in various artistic fields and multiple conceptual action.

1.2

Direcção – Organizar a sua própria resposta Compreender e usar o desenho enquanto método descritor e clarificador na exploração/resolução de formalizações plásticas e conceptuais em domínios e realidades diversas.

Direction – organize your own response. Understand and use the drawing as a method descriptor and clarifying as an agent in holding/resolution of formalization in plastic and conceptual in fields and in different realities.

1.3

Autonomia – ver / avaliar / riscar / descrever / interpretar / criar / significar Operar criativamente objectivos e métodos enquanto primados fundamentais da compreensão visual e da construção mental no desenvolvimento e aplicação de um processo em Desenho.

Autonomy – to see / to evaluate / to draw / to describe / to interpret / to create / to intend. Operate creatively objectives and methods as a fundamental understanding of visual and mental construction in the development and implementation of a drawing process.

1.4

Congruência – Enquadrar ensaios e respostas face às questões propostas. Estabelecer através do desenho uma via projectual geral de sistematização, mediação e criação, em resposta à complexidade formal das propostos – âmbitos de natureza morfológica, espacial cénica e temporal narrativa.

Congruence – Frame essays and answers to the questions proposed. Establish through drawing a track planning of a general systematization, mediation and creation, in response to the complexity of formal proposed – ambit of morphological nature, spatial scenic and temporal narrative.

1.5

Originalidade – Desenvolver as singularidades do desenho – Inteligibilidade, expressão e comunicação. Desenvolver um sentido autoral e criativo em desenho, explorando e consolidando as relações de tactilidade visual.

Originality – Develop the singularities of drawing – Graphical Intelligibility, expression and communication. Develop an authorial sense and a creative involvement in drawing, exploring and strengthening the relations of a visual touch.

1.6

Adequar meios e recursos ao processo desenho. Aplicar recursos, técnicas e meios do desenho, quer no âmbito natural / quirográfico, quer no domínio digital / elaborador.

Adapt means and resources to the drawing process. Apply resources, techniques and media of drawing, both in natural and manual context, either in the digital or the natural/human domain.

2 Conteúdos / Contents

2.1

Princípios de conceptualização e estruturação em desenho. Expressão, dramaturgia e discurso em desenho.Meios, suportes e recursos em desenho, de natureza convencional e digital mimética.

Conceptualisation and structuring principles in design. Expression, speech and drama in desenho.Meios, media and design resources, conventional and digital mimetic.

2.2

Direcções criativas. Métodos gerais e a consagração de uma deriva autoral. Formalização de referência | Configuração e silhueta. Forma e campo visual. Questões de pregnância visual. Caos e divagação em desenho. Desenhar enquanto construção rítmica. A musicalidade da expressão. Directions creative. General methods and consecration of an autoral way.Formalização Reference | Configuration and silhouette. Form and visual field. Pregnance visual issues. Chaos and wandering in drawing. Draw while rhythmic construction. The musicality of the expression.

2.3

Princípios de conceptualização e estruturação. Direcções criativas e construtivas. Conceitos e aplicação de primitivas estruturais e de tratamento plástico expressivo. Métodos de construção/expressão centrados na marcação volumétrica e na presentificação gráfica da relação claro / escuro, luz / sombra. Antagonismos gráficos da exploração do discurso e expressão material de uma dramaturgia em desenho. Natureza subtractiva e, ou aditiva dos métodos de construção material da forma plástica. Formalização de referência | Configuração e silhueta.

Principles of conceptualizing and structuring. Creative and constructive directions. Concepts and application of primitive structural and expressive plastic treatment. Methods of construction / expression centered volumetric marking and presentification graphical interface light / dark, light / shadow. Antagonisms graphics exploitation of speech and expression in a dramaturgy material design. Nature subtractive and additive methods or construction material of the plastic form. Formalizing Reference | Configuration and silhouette.

2.4

Princípios de conceptualização e estruturação Formalização e ontologia Taxonomia e morfografia de personagens, caracteres, tipos e elementos. Elementos conceptuais, visuais e de relação. Principles of conceptualizing and structuring Formalization and ontology Taxonomy and morphography character, characters, types and elements. Conceptual elements, and visual relationship.

2.5

Princípios de conceptualização e estruturação Formalização e ontologia. Estrutura, construção geométrica, volume e morfologia.

Principles of conceptualizing and structuring Formalization and ontology. Structure , geometric construction , volume and morphology.

2.6

Princípios de conceptualização e estruturação Relações de coerência e harmonia formal Semelhança caracterológica, plástica e expressiva.

Principles of conceptualizing and structuring Relations of formal coherence and harmony Characterological likeness , plastic and expressive .

2.7

Princípios de conceptualização e estruturação Relações de coerência e harmonia formal Sentido pós interpretativo e caracterológico em desenho.

Principles of conceptualizing and structuring Relations of formal coherence and harmony Characterological and post interpretive sense in drawing.

2.8

Princípios de conceptualização e estruturação. Relações de coerência e harmonia formal. Caracterização e reforço.

Principles of conceptualizing and structuring. Relations of formal coherence and harmony. Characterization and enhancement.

2.9

Personagens, cenários e ambiente. Valores plásticos e expressivos. Claro / Escuro. Relações de causa e efeito.

Characters, scenery and environment . Plastics and expressive values. Chiaroscuro and the relations of cause and effect.

2.10

Fundamentos da narrativa gráfica e visual. Princípios formais e expressivos nas narrativas figuradas e Infográficas. Iconografia, verbal e articulação narrativa. Códigos formais de composição / Layout. Relação sequencial linear entre vinhetas | Artrologia directa ou restricta. Relação referencial – Artrologia geral.

Fundamentals of graphical and visual narrative. Principles in formal and expressive in figurative narratives and infographic structures. Iconography , verbal articulation and narrative. Codes formal composition / Layout. Sequential linear relationship between vignettes | direct or restricted arthrology. Referential relationship and general arthrology.

2.11

As dimensões textuais na BD. Funções do texto nas estruturas narrativas de ordem visual. Peritextual / Narrativa / Dialógica / Onomatopaica / Ficcional Apresentação e continuidade / Transmissão, dramatização e acção / Temporalidade e ritmo.

The textual dimensions in BD . Functions of the text in visual narrative structures. Peritextual / Narrative / Dialogic / onomatopoeic / Fictional Presentation and continuity / Transmission, drama and action / Temporality and rhythm.

2.12

Princípios formais e expressivos nas Narrativas Figuradas. Expressividade e cinética. Movimento, estrutura e cadência. Casos tipo – Movimento angular e linear / uniforme e acelerado / Perspectiva / Ponto de vista.

Principles in formal and expressive figurative narratives . Expression and kinetic. Motion, structure and cadence. Case type – angular and linear motion / uniform and accelerated / Perspective / Viewpoint.

3 Bibliografia

3.1

Bibliografia principal / First bibliography

  • FUN WITH A PENCIL | Andrew Loomis | 978-0670332359 | Viking Adult | 1939
  • Successful Drawing | Andrew Loomis | 9780857687616 | Titan Books Ltd |2012 |160
  • Reading bande dessinée: Critical Approaches to French-language Comic Strip |Ann Miller | 978-184150-996-9 | Intellect Books, The University of Chicago Press | 2007 | 274
  • https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/ | Celso Caires
  • https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/narrativa-visual/ | Celso Caires
  • https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/estudar-esbocar-e-modelar/ | Celso Caires
  • The Art of Harvey Kurtz the mad Genius of comics | Denis Kitchen and Paul Buhle | 978-0-8109-7296-4 | Abrams Comicarts, New York | 2009 | 270 | http://www.hnabooks.com
  • Digital Character Painting using Photoshop CS3 |Don SeegMiller | 978-1-58450-533-4 | Charles River Media | 2008 | 433 | http://www.charlesriver.com
  • A perspectiva como forma simbólica | Erwin Panofsky | 9789724408866 | Edições 70 1999
  • REPRESENTAÇÃO GRÁFICA PARA DESENHO E PROJETOS | Francis D.K. Ching, Steve P. Juroszek | 978-8425218484 | Gustavo Gili | 2001 | 345
  • Concept Design: Works from Seven Los Angeles Entertainment Designers |Harold Belker, Steve Burg, James Clyne, Mark Goerner, Nick Pugh, Neville Page, Scott Robertson | 978-0972667609 | Design Studio Press | 2003 |192
  • The Natural Way of Drawing | Kimon Nicolaides | 978-0395530078 | Mariner Books | 1990 | 240
  • The Language of Comics | Mario Saraceni | 0-203-41350-4 |Routledge, Taylor & Francis e-Library |2004 |121
  • Force – Dynamic Life Drawing for Animators | Michael D. Mattesi | 978-0240808451 |Focal Press, Elsevier Inc. | 2006 |248
  • Prepare to Board! | Nancy Beiman | 978-0-240-80820-8 | Focal Press | 2007 | 332 | http://www.elsevier.com
  • THE RISE OF THE AMERICAN COMICS ARTIST, CREATORS AND CONTEXTS | PAUL WILLIAMS, JAMES LYONS | 978-1- 60473-792-9 | UNIVERSITY PRESS OF MISSISSIPPI / JACKSON | 2010 | 278
  • THE POWER OF COMICS – History, Form, and Culture | Randy Duncan, Matthew J. Smith | The Continuum International Publishing Group Inc |2009 |357 http://www.continuumbooks.com
  • Comics, Manga, and Graphic Novels. A History of Graphic Narratives | ROBERT S. PETERSEN | 978-0-313-36330-6 | Praeger An Imprint of ABC-CLIO | 2011 | 298
  • The Complete Guide to Illustration and Design: Techniques and Materials | Simon Jennings | 978-0890093160 | Chartwell Books Secaucus, NJ | 1980 | 224
  • À volta da banda desenhada. Actividades para o ensino básico | Teresa Fonseca, Rosário Tavares | Bedeteca de Lisboa | 8 | Destacável Noesis n.º 75

3.2

Outras fontes / Secondary bibliography

4

Metodologias e técnicas de ensino | Recursos / Methodology didactics | Resources

4.1

Metodologias de desenho – Expositiva / discursiva / argumentativa / maêutica / demonstrativa. Methodologies of drawing – Expositive / discursive / argumentative / maeutico / demonstrative.

Quadro preto, giz (branco e cor), computador, internet, projector, plasticina, papel, riscadores. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop.

Blackboard, chalk (white and colour), computer, internet, projector, plastiline, paper, graphical tools. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop.

4.2

Metodologias de desenho – Método Natural / Demonstrativo / Exploração / Construção autoral. Methodologies of drawing – Natural Method / Demonstrative / Exploitation / Authorial construction.

Quadro preto, giz (branco e cor), computador, internet, projector, plasticina, papel, riscadores. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop.

Blackboard, chalk (white and colour), computer, internet, projector, plastiline, paper, graphical tools. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop.

4.3

Metodologias de desenho – Método Académico / Demonstrativo / Exploração / Construtiva Plástica paradigmática.

Methodologies of drawing – Academic Method / demonstrative / Exploitation / Plastic Constructive paradigm.

Quadro preto, giz (branco e cor), computador, internet, projector, plasticina, papel, riscadores. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop.

Blackboard, chalk (white and colour), computer, internet, projector, plastiline, paper, graphical tools. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop.

4.4

Metodologias de desenho – Método do Modelo Sólido / Demonstrativo / Conceptual formal. Methodologies of drawing – Method of Solid Model / Statements / formal Conceptual.

Quadro preto, giz (branco e cor), computador, internet, projector, plasticina, papel, riscadores. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop.

Blackboard, chalk (white and colour), computer, internet, projector, plastiline, paper, graphical tools. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop.

4.5

Metodologias de desenho e escultura – Método Aditivo de Modelação / Demonstrativo / Controlo construtivo do volume pleno.

Methodologies of drawing and sculpting – Additive Method of Modeling / Statements / constructive Control of full volume.

Quadro preto, giz (branco e cor), computador, internet, projector, plasticina, tecos de madeira e arame, papel, riscadores. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop.

Blackboard, chalk (white and colour), computer, internet, projector, plastiline, sculpting paddle tools, paper, graphical tools. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop.

4.6

Metodologias de desenho – Método Projectual / Demonstrativo / Concepção, Desenvolvimento e Resolução / formulação.

Methodologies of drawing – Method Planning / demonstrative / Design, development and Resolution / formulation.

Quadro preto, giz (branco e cor), computador, internet, projector, plasticina, papel, riscadores. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop.

Blackboard, chalk (white and colour), computer, internet, projector, plastiline, paper, graphical tools. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop.

4.7

Sessões directas de desenho / Projecção vídeo de conteúdos audio visuais / Desenho apoiado em operadores e estruturas de organização virtual (ilustração vectorial e de mosaico, como a partir de adobe illustrator e adobe photoshop) / Demonstração técnica e plástica dos processos previstos em cada módulo.

Life Drawing sessions / video projection of audio and visual contents / drawing supported by computer (Vectorial and bitmapped illustration, like adobe illustrator and adobe photoshop) / technical demonstration and plastic procedures provided in each module.

Quadro preto, giz (branco e cor), computador, internet, projector, plasticina, papel, riscadores. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop.

Blackboard, chalk (white and colour), computer, internet, projector, plastiline, paper, graphical tools. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop.

5

Trabalho autónomo dos alunos | Student project

5.1

Estudos exploratórios.

Exploratory Studies.

5.2

Pesquisa.

Research.

5.3

Preparação de horas de contacto.

Preparation of hours of contact (presentation).

5.4

Projectos | Formalização.

Projects | Formalization.

6

Conhecimentos a adquirir / consolidar pelo estudante

6.1

Entender as diferentes estratégias e elementos na estruturação em Desenho. Conhecer o desempenho e a variabilidade plástica dos meios técnico expressivos em desenho.

Understand the various strategies and elements in structuring in Drawing To. Know the performance and the variability of plastic means technical expressiveness in Drawing

6.2

Entender os princípios construtivos e expressivos quanto ao Nivelamento e à Acentuação, presentes nas estratégias de abstracção caracterizadoras no processo desenho.

Understand the principles of construction and expressive as the leveling and accentuation, present in the strategies of abstraction which distinguish in the process Drawing.

6.3

Entender os conceitos entropia e sintropia enquanto contornos da expressão plástica e da exploração e significação em Desenho.

Understand the concepts and entropy sintropia while contours of plastic expression and the exploitation and signification in Drawing.

6.4

Entender o Desenho enquanto conceptualização, como via de correspondência para uma exploração paralela e preparatória em diversos domínios Entender o Desenho enquanto processo ontológico.

Understand the drawing while conceptualisation, as a means of correspondence for a parallel operating and preparatory in various fields understand the design process while ontological.

6.5

Entender as relações de correspondência entre Volume virtual, projectado e Volume real Explorar plastica e criativamente o desenho enquanto argumento mediador na modelação de base aditiva de volumes plenos Adequar e interpretar o uso técnico de ferramentas básicas e intermédias.

Understand the relationship of correspondence between virtual Volume, projected and actual Volume Explore plastic and creatively the drawing while argument mediator in the shaping of additive basis volumes full Adapt and interpret the technical use of basic tools and intermediate.

6.6

Adequar os princípios do desenho à interpretação de natureza vectorial, segundo critérios de acentuação e nivelamento gráfico Adequar primitivas, operadores e elaboradores específicos do software de ilustração vectorial aos objectivos da modelação formal em desenho.

Adapt the principles of the drawing to the interpretation of vector nature, according to the criteria of accentuation and leveling graph Match primitive, operators and designers specific software of vector illustration to the objectives of formal modeling in drawing.

6.7

Entender os triângulos Linear/Evocar/Explicar ou Linear/Argumentar/Dramatizar enquanto relações fundamentais, respectivamente nos domínios da narrativa de cariz infográfico e de natureza figurada.

Understand the triangles /Evocar/Explicar Linear or Linear /Argumentar/Dramatizar while fundamental relations, respectively in the fields of narrative infographic located in nature and of nature imagery.

6.8

Entender os princípios de estruturação formal e ergonomia processual na utilização do software. Entender estrutura, organizaçãoe exploração compositiva da informação verbal e visual em harmonia com princípios genéricos do desenho de raíz infográfica narrativa e de natureza figurada.

Understand the principles of formal structuring and ergonomics procedural in the use of the software. Understand structure, organizacaoe holding compositional information verbal and visual in harmony with principles of the generic design of root infografica narrative and nature imagery.

6.9

Abordar conceitos de expressividade narrativa e cinética.

Address concepts of expressiveness narrative and kinetics.

7

Competências transversais a adquirir / consolidar pelo estudante

7.1

Capacidade em explorar e adequar meios e recursos no domínio do desenho, a partir da exploração técnica e plástica dos mesmos.

Ability to explore and adapt means and resources in the field of design, from the technical operation and plastic of the same.

7.2

Capacidade em traduzir ideias ou conceitos e objectos através do desenho, a partir do desenvolvimento de competências perceptivas, dedutivas, plásticas e expressivas.

Ability to translate ideas or concepts and objects through drawing, from the development of perceptual skills, dedutivas, plastic and expressive.

7.3

Deter um modelo autoral no estudo, interpretação e criação formal/conceptual através do desenho.

Hold a model authorial in the study, interpretation and creation formal/conceptual through the drawing.

7.4

Capacidade em estabelecer através do desenho uma via projectual geral de sistematização e criação.

Ability to establish through drawing a track planning general systematization and creation.

8

Contributos para a quaificação profissinal

8.1

Melhoria de competências autorais em desenho e da narratividade visual.

Improvement of authorial skills in drawing and of narrativity visual.

8.2

Aquisição de competências gerais nos domínios da Conceptualização e da Presentificação, quer a partir da utilização dos recursos tradicionais em desenho, quer a partir de software vectorial de vocação linear expressiva.

Acquisition of general skills in the fields of conceptualisation and Presentificacao, either from the use of traditional resources in the design, either from software vector of linear vocation expressive.

8.3

Aquisição de competências formais e criativas em desenho para a generalidade das profissões e especificamente para exercício da função de profissional de design e de professor do ensino básico e secundário.

Acquisition of formal skills and creative in drawing to the generality of professions and specifically for performing the function of professional design and professor of primary and secondary education.

9

Metodologia de avaliação adoptada

Avaliação contínua > Hetero e auto avaliação centrada nas actividades e projectos indicados a partir de: https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/ Galeria de projectos realizados durante 2011 https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/galeria-estudantes-2011-12-em-conclusao/

Continuous assessment > Hetero and self assessment focused on activities and projects indicated from: https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/ Gallery of projects carried out at 2011 https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/galeria-estudantes-2011-12-em-conclusao/

10

Elementos de avaliação

10.1

Estudos criativos

Creative studies

10.2

Apresentações

Presentation

10.3

Projecto – Infografia ou Narrativa-visual, figurada.

Project – Infographics or Narrative Imagery (Comics)

11

Momentos de avaliação

Avaliação contínua

1.1 | 1.2 | 1.3 | 1.4 | 1.5 | 1.6 | 1.8 | 1.9

Apresentação

1.10 | 1.11 | 1.12

Projecto

1.10 | 1.11 | 1.12

12

Normas de assiduidade

  • Na sequência da informação apresentada anteriormente, a avaliação desenrola-se no seio do grupo. É contínua e sistemática, baseia-se na auto e na hetero-avaliação, fundamenta-se no acompanhamento e na apresentação calendarizada das propostas e na demonstração do desempenho técnico e criativo, relativamente aos projectos indicadas e calendarizadas no início do semestre. Cumprimento das datas calendarizadas para realização, apresentação e defesa dos trabalhos indicados em cronograma específico. Calendário / Cronograma.
  • Following the information presented previously, the evaluation takes place within the group, and is continuous and systematic, based on self and hetero-evaluation is based on monitoring and scheduled presentation of proposals and the demonstration of technical performance and creative, with regard to projects listed and timetabled at the beginning of the semester. Compliance with the dates scheduled for completion, presentation and defense of the work listed on specific schedule. Calendar / Schedule.

13

Tipologia dos espaços necessários

13.1

Espacialmente adequada para as actividades de natureza criativa e técnica a desenvolver em desenho, meios e recursos. Spatially suitable for creative and technical activities, to develop in drawing > Means and resources.

Contabilizar por Estudante: 3 a 4m2 Spatially suitable for creative and technical activities, to develop in drawing > Means and resources.

13.2

Área Laboratório/Atelier para desenho, ilustração vectorial e recursos digitais.

Area Lab/Studio for drawing, vector illustration and digital resources 24 x 3 m2 > 72 m2 Area Lab/Studio for drawing, vector illustration and digital resources

13.3

Iluminação predominantemente natural. Luz artificial de substituição com qualidades de equivalência relativa à luz solar.

Lighting predominantly natural. Artificial light of replacement with qualities of natural light. Direcção zenital e ou lateral esquerda. Luz artificial segundo os valores lumínicos, de intensidade, temperatura de cor e grau de dureza, adequados aos princípios de ergonomia visual e fotométrica do espaço para ateliers de desenho.

Lighting predominantly natural. Artificial light of replacement with qualities of natural light.

13.4

Pé direito adequado às práticas de atelier.

Ceiling heights appropriate for atelier work.

13.5

Pé Direito => 2,60 m Ceiling heights appropriate for atelier work.

13.6

Água para lavagens – 1 Pia 1 Washbasin

13.7

Projecção vídeo via computador

Video Projection via computer

13.8

Internet

14

Tipologia dos equipamentos necessários

24 Cadeiras e mesa de desenho | 24 Chair and table drawing

Assento à altura adequada. Tampo da mesa a + 80 cm de altura Tampo basculante regulável a 2 ou 3 posições intermédias.

24 Set for 24 student. Seat to he appropriate height for a tabletop to + 80 cm height. Flip top adjustable to 2 or 3 intermediate positions.

14.1

10 Cavalete, prancheta ou prancheta portátil | 10 Easel, board or clipboard.

5 Cavalete, prancheta ou prancheta portátil.

5 Easel, board or clipboard.

14.2

2 Armários de meia altura para meios e recursos associados à disciplina | 2 Cabinets half height for means and resources associated to the discipline.

2 armários de meia altura. 2 Cupboards of half-height.

14.3

1 Quadro negro de grandes dimensões para utilização de giz como elemento riscador (Tinta tipo ardósia/ manutenção bi-anual) |1 Large blackboard for use of chalk as scriber element (type Paint slate/ maintenance bi-annual)

1 Quadro negro com 2 a 3 metros de comprimento e altura segundo o pé direito da sala.

1 Blackboard with 2 to 3 meters in length and height according to the right foot of the room.

14.4

2 Tripé e projector de luz | 2 Tripod and light projector.

1 Tripé e projector de luz. 1 Tripod and light projector.

15

Outros requisitos

15.1

Giz branco e colorido.

White and colored chalk.

15.2

Riscadores para demonstração de exercícios (grafite, pastel, terras, marcador, pincel/nanquim. Para uso demonstrativo pelo docente).

Scribe materials for demonstration of exercises. (graphite, pastel, marker, brush/Nanking – for teaching).

15.3

Bloco de papel para desenho ao vivo. Demonstrações a carvão, pastel, grafite, marcador, pincel/nanquim. Dimensões ideais > 100 x 140 cm, mate com grão adequado para riscadores pulverentos, cor marfim ou cinza claro.

Block paper for drawing live. Statements in charcoal, pastel, graphite, marker, brush/Nanking. Ideal Dimensions > 100 x 140 cm, mate with suitable grain for crayon, color ivory or light gray.

Calendário / Cronograma

20, 21, 27, 28, 4 – 20 Setembro a 4 Outubro

Leitura de análise da ficção escolhida.

Sinopse ou síntese da secção seleccionada.

Levantamento iconográfico, verbal, caracterização / criação da tipologia espacial e base para a interpretação de uma dramaturgia original.

• Ficha de caracterização.

• Diário gráfico (formato A4).

• Compilação / entrega ficheiro em formato PDF e Impressão.

Entrega 4 Outubro – 16.30H

11, 12, 18, 19, 25, 26 – 11 Outubro a 26 de Outubro

Determinação das densidades dramáticas e expressivas, aplicando um método plasticamente coerente, finalização dos ambientes e resultado

formal de: cenários, personagens e objectos.

• Modelação tridimensional > Plasticina.

• Esboços convencionais (formato A4), Fotografia e finalização em formato digital.

• Compilação / entrega ficheiro em formato PDF e Impressão.

Entrega 26 Outubro – 16.30H

31 de Outubro I Avaliação

2, 8, 9, 15, 16, 22, 23 – 2 Novembro a 23 de Novembro

Estudo de guião desenhado (Figuração narrativa), sobre o trecho escolhido. Previsão para um mínimo de 5 planos (páginas), mais as folhas de

apresentação editorial: Capa, Contracapa, Interior, badanas, folha de rosto, etc

• Esboços convencionais (formato A4).

• Apresentação em formato digital. Formato PDF.

Entrega 23 Novembro – 16.30H

2 de Janeiro II Avaliação

29, 30, 6, 7, 13, 14, 20, 21, 29 Novembro a 21 de Dezembro

Obra gráfica final da narração figurativa.

• Apresentação em formato digital. Formato PDF.

Apresentação final impressa em formato A4 e todos os ficheiros utilizados em formato digital, gravados em CD.

Entrega 21 Dezembro – 14.30H

Avaliação Final – Compilar os trabalhos realizados nas diversas fases, para avaliação.

3, 4, 10, 11 Janeiro

 

 

Lista de Sumários

 

20.9

Apresentação dos objectivos centrais da cadeira de Desenho II. Aspectos formais ao nível dos recursos e da sua utilização. Sentido metodológico geral e desenvolvimentos autoral.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/0-sintese-programatica/

 

21.9

Princípios de conceptualização e estruturação em desenho. Expressão, dramaturgia e discurso em desenho. Meios, suportes e recursos em desenho, de natureza convencional e digital mimética.

  • Dream World Production Design for Animation, Hans P. Bacher. Aspectos de formalização e síntese expressiva.
  • Character Design from Life Drawing, Michael D. Mattesi. Aspectos de formalização e construção expressiva.

 

 

27.9

Apresentação do objecto de trabalho: “A metamorfose”, de Franz Kafka.

http://www.randomhouse.com/crown/metamorphosis/

Análise preparatória e discussão de um cronograma de trabalho.

 

28.9

Princípios de abordagem cronográfica de um projecto na área do desenho.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/0-sintese-programatica/

 

4.10

Princípios gerais de estudo e conceptualização em desenho.

Princípios de conceptualização e estruturação. Direcções criativas e construtivas. Conceitos e aplicação de primitivas estruturais e de tratamento plástico expressivo. Natureza subtractiva e, ou aditiva dos métodos de construção material da forma plástica. Formalização de referência | Configuração e silhueta.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/estudar-esbocar-e-modelar/

 

11.10

Princípios gerais de estudo e conceptualização em desenho.

Métodos de construção/expressão centrados na marcação volumétrica e na presentificação gráfica da relação claro / escuro, luz / sombra. O caos na exploração gráfica, como evolução não premeditada de um caminho, associado ao desenrolar de um resultado livre.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/estudar-esbocar-e-modelar/

 

12.10

Princípios gerais de estudo e conceptualização em desenho.

Antagonismos gráficos da exploração do discurso e expressão material de uma dramaturgia em desenho. Análise de autores em http://www.lambiek.net/comiclopedia.html, enciclopédia online de autores de banda desenhada.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/estudar-esbocar-e-modelar/

 

18.10

Princípios gerais de estudo e conceptualização em desenho.

Natureza subtractiva e, ou aditiva nos métodos de construção material da forma plástica. Formalização de referência | Configuração e silhueta. Neville Page e o método da silhueta enquanto abordagem de controlo criativo.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/estudar-esbocar-e-modelar/

 

19.10

Princípios de conceptualização e estruturação. Formalização e ontologia. Taxonomia e morfografia de personagens, caracteres, tipos e elementos. Elementos conceptuais, visuais e de relação.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/estudar-esbocar-e-modelar/controlo-ontologico-e-morfografia/

http://www.lambiek.net/comiclopedia.html,

 

25.10

Princípios de conceptualização e estruturação Formalização e ontologia. Estrutura, construção geométrica, volume e morfologia. Andrew Loomis e o controlo estrutural na criação desenhada. de personagens.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/estudar-esbocar-e-modelar/

http://www.lambiek.net/comiclopedia.html,

 

28.10

Princípios de conceptualização e estruturação Relações de coerência e harmonia formal Semelhança caracterológica, plástica e expressiva.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/estudar-esbocar-e-modelar/

http://www.lambiek.net/comiclopedia.html,

 

2.11

Princípios de conceptualização e estruturação Relações de coerência e harmonia formal Sentido pós interpretativo e caracterológico em desenho.

Princípios de conceptualização e estruturação. Relações de coerência e harmonia formal. Caracterização e reforço.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/estudar-esbocar-e-modelar/

http://www.lambiek.net/comiclopedia.html,

 

8.11

Personagens, cenários e ambiente. Valores plásticos e expressivos. Claro / Escuro. Relações de causa e efeito.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/estudar-esbocar-e-modelar/

 

9.11

Fundamentos da narrativa gráfica e visual. Princípios formais e expressivos nas narrativas figuradas e Infográficas. Iconografia, verbal e articulação narrativa. Códigos formais de composição / Layout. Relação sequencial linear entre vinhetas | Artrologia directa ou restricta. Relação referencial – Artrologia geral.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/narrativa-visual/

 

15.11

Fundamentos da narrativa gráfica e visual. Princípios formais e expressivos nas narrativas figuradas e Infográficas. Iconografia, verbal e articulação narrativa. Códigos formais de composição / Layout. Relação sequencial linear entre vinhetas | Artrologia directa ou restricta. Relação referencial – Artrologia geral.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/narrativa-visual/

Análise de obras e autores diversos, destacando : Milo Manara, Hugo Pratt, Serre, Harvey Kurtz, Loupe, etc..

 

16.11

Fundamentos da narrativa gráfica e visual. Princípios formais e expressivos nas narrativas figuradas e Infográficas. Iconografia, verbal e articulação narrativa. Códigos formais de composição / Layout. Relação sequencial linear entre vinhetas | Artrologia directa ou restricta. Relação referencial – Artrologia geral.

Hierarquia – Prancha, Banda e Vinheta.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/narrativa-visual/

 

 

22.11

As dimensões textuais na BD. Funções do texto nas estruturas narrativas de ordem visual. Peritextual / Narrativa / Dialógica / Onomatopaica / Ficcional Apresentação e continuidade / Transmissão, dramatização e acção / Temporalidade e ritmo.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/narrativa-visual/

 

23.11

 

29.11

 

30.11

 

6.12

 

7.12

 

13.12

 

14.12

 

3.1

 

4.1

 

10.1

 

11.1

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