desenho e design

Desenho Laboratório Gráfico IV

19

Objectivos / Goals

19.1

Liberdade Criativa – Ler e Organizar.

Desenvolver o Desenho, em torno do seu papel gerador nos diversos domínios artisticos e conceptuais.

Creative Freedom – Read and Organize.

Develop the drawing , about its role in generating diverse artistic and conceptual domains .

19.2

Direcção – Organizar a sua própria resposta.

Compreender e usar o desenho enquanto método descritor e clarificador na exploração/resolução de formalizações plásticas e conceptuais em domínios e realidades diversas.

Directorate – Organize your own answer.

Understand and use the drawing as a method descriptor in the exploration and clarifier / resolution formalizations in plastic and conceptual domains and different realities.

19.3

Autonomia – ver / avaliar / riscar / descrever / interpretar / criar / significar.

Operar criativamente objectivos e métodos enquanto primados fundamentais da compreensão visual e da construção mental no desenvolvimento e aplicação de um processo em Desenho.

Autonomy – see / evaluate / scratch / describe / interpret / create / mean.

Operate creatively objectives and methods while primed fundamental understanding of visual and mental construction in the development and implementation of a process in drawing.

19.4

Congruência – Enquadrar ensaios e respostas face às questões propostas.

Estabelecer através do desenho uma via projectual geral de sistematização, mediação e criação, relativamente à complexidade formal de propostos de figuração narrativa.

Congruence – Framing face tests and answers to questions.

Establish a route through drawing projectual general systematization, mediation and creation, given the complexity of the proposed formal narrative figuration.

19.5

Originalidade > Desenvolver as singularidades do desenho – Inteligibilidade, expressão e comunicação.

Desenvolver um sentido autoral e criativo em desenho, explorando e consolidando as relações de tactilidade visual.

Originality – Developing the uniqueness of the design – Intelligibility , expression and communication.

Develop a sense of authorial and creative in design, exploring and consolidating relations of visual tactility.

19.6

Adequar meios e recursos ao processo desenho.

Aplicar recursos, técnicas e meios do desenho, quer no âmbito natural / quirográfico, quer no domínio digital / elaborador, com particular orientação para aplicações dedicadas à modelação virtual 3D.

Matching means and resources to process design.

Apply resources , means and techniques of drawing, either under natural / chirographic, whether in the digital domain / developer, with particular orientation for applications dedicated to 3D virtual modeling.

20

Conteúdos / Syllabus

Princípios de conceptualização e estruturação em desenho. Expressão, dramaturgia e discurso em desenho.

Meios, suportes e recursos em desenho. Naturais e digitais miméticos.

Conceptualisation and structuring principles in design. Expression , speech and drama in drawing.

Media, supports and resources in design . Natural and digital mimetics.

20.1

Direcções criativas. Métodos gerais e a consagração de uma deriva autoral. Formalização de referência | Configuração e silhueta. Forma e campo visual. Questões de pregnância visual. Caos e divagação em desenho. Desenhar enquanto construção rítmica. A musicalidade da expressão.

Creative directions. General methods and consecration of a drift copyright. Formalizing Reference | Configuration and silhouette. Form and visual field. Pregnance visual issues. Chaos and wandering in drawing. Draw while rhythmic construction. The musicality of expression.

20.2

Conceitos e aplicação de primitivas estruturais e de tratamento plástico expressivo. Métodos de construção/expressão centrados na marcação volumétrica e na presentificação gráfica da relação claro / escuro, luz / sombra. Antagonismos gráficos da exploração do discurso e expressão material de uma dramaturgia em desenho. Natureza subtractiva e, ou aditiva dos métodos de construção material da forma plástica.

Concepts and application of primitive structural and expressive plastic treatment. Methods of construction / expression centered volumetric marking and presentification graphical interface light / dark , light / shadow. Antagonisms graphic exploration of speech and expression in a dramaturgy material design. Nature subtractive and additive methods or construction material of the plastic form.

20.3

Aspectos de natureza conceptual. Formalização e ontologia. Taxonomia e morfografia exploratória.

Conceptual aspects of nature. Formalization and ontology. Taxonomy and exploratory morphography.

20.4

Relações de oposição, coerência e harmonia formal. Identidade caracterológica, plástica e expressiva. Sentido pós interpretativo e caracterológico formal. Caracterização e reforço.

Opposition relations, formal coherence and harmony. Characterological identity, plastic and expressive. Sense and characterological formal interpretive post. Characterization and enhancement.

20.5

Apresentação normativa de personagens.

Layout base e princípios de composição.

Estruturação de um guião desenhado.

Presentation normative character.

Layout and basic principles of composition.

Structure a Story board.

20.6

Modelação Tridimensional enquanto estratégia auxiliar na definição do registo gráfico.

Three-dimensional modeling strategy while assisting in setting the record chart.

20.6.1

Métodos em modelação para simulação formal, volumétrica. Abordagens subtractiva e aditiva.

Methods for modeling in formal and volumetric simulation. Additive and subtractive approaches.

20.6.2

Controlo de moldagem base para duplicação formal de elementos em stop motion.

Control mold base for duplication formal elements in stop motion.

20.7

Princípios de Modelação orgânica virtual em 3D.

Principles of organic modeling in virtual 3D.

20.7.1

Elementos de topologia e modelação poligonal.

Elements topology and polygonal modeling.

20.7.2

Preparação de referências projectadas. Processo da construção poligonal.

Preparation of projected references. Polygonal construction process.

20.7.3

Abordagem do método de edição poliédrica baseado na modelação de construção poligonal.

Approach editing method polyhedral for organic modeling, based on polygonal construction.

20.7.4

Taxonomia formal. Primitivas poliédricas. Modelação de construção poligonal.

Formal taxonomy. Polyhedral primitives. Modelling of polygonal construction.

20.7.5

Cinemática geral. Definição de câmaras e Iluminação. Materiais e Mapas.

General Kinematics . Definition cameras and lighting. Materials and Maps .

21

Bibliografia Principal / Bibliography and other references

Mattesi, Michael D. , Force Character Design from life drawing, 978-0-240-80993-9, Elsevier (2008)

  • Don Seegmiller , Digital Character Painting Using Photoshop CS3, 1-58450-533-8, Charles River Media, (2008)

23

Metodologias e técnicas de ensino / Recursos associados

Teahing methods / Related resources

23.1

Metodologias de desenho > Expositiva / discursiva / argumentativa / maêutica / demonstrativa.

Quadro preto, giz (branco e cor), computador, internet, projector, plasticina, papel, riscadores. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Autodesk 3D Studio Max.

Methodologies of drawing > Expositive / discursive / argumentative / maeutico / demonstrative. Blackboard, chalk (white and colour), computer, internet, projector, plastiline, paper, graphical tools. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Autodesk 3D Studio Max.

23.2

Metodologias de desenho > Método Natural / Demonstrativo / Exploração / Construção autoral. Quadro preto, giz (branco e cor), computador, internet, projector, plasticina, papel, riscadores. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Autodesk 3D Studio Max.

Methodologies of drawing > Natural Method / Demonstrative / Exploitation / Authorial construction. Blackboard, chalk (white and colour), computer, internet, projector, plastiline, paper, graphical tools. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Autodesk 3D Studio Max.

23.3

Metodologias de desenho > Método Académico / Demonstrativo / Exploração / Construtiva Plástica paradigmática. Quadro preto, giz (branco e cor), computador, internet, projector, plasticina, papel, riscadores. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Autodesk 3D Studio Max.

Methodologies of drawing > Academic Method / demonstrative / Exploitation / Plastic Constructive paradigm. Blackboard, chalk (white and colour), computer, internet, projector, plastiline, paper, graphical tools. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Autodesk 3D Studio Max.

23.4

Metodologias de desenho > Método do Modelo Sólido / Demonstrativo / Conceptual formal. Quadro preto, giz (branco e cor), computador, internet, projector, plasticina, papel, riscadores. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Autodesk 3D Studio Max.

Methodologies of drawing > Method of Solid Model / Statements / formal Conceptual. Blackboard, chalk (white and colour), computer, internet, projector, plastiline, paper, graphical tools. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Autodesk 3D Studio Max.

23.5

Metodologias de desenho e escultura > Método Aditivo de Modelação / Demonstrativo / Controlo construtivo do volume pleno.

Quadro preto, giz (branco e cor), computador, internet, projector, plasticina, tecos de madeira e arame, papel, riscadores. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Autodesk 3D Studio Max.

Methodologies of drawing and sculpting > Additive Method of Modeling / Statements / constructive Control of full volume.

Blackboard, chalk (white and colour), computer, internet, projector, plastiline, sculpting paddle tools, paper, graphical tools. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Autodesk 3D Studio Max.

23.6

Metodologias de desenho > Método Projectual / Demonstrativo / Concepção, Desenvolvimento e Resolução / formulação.

Quadro preto, giz (branco e cor), computador, internet, projector, plasticina, papel, riscadores. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Autodesk 3D Studio Max.

Methodologies of drawing > Method Planning / demonstrative / Design, development and Resolution / formulation. Blackboard, chalk (white and colour), computer, internet, projector, plastiline, paper, graphical tools. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Autodesk 3D Studio Max.

23.7

Sessões directas de desenho | Projecção vídeo de conteúdos audio visuais | Desenho apoiado em operadores e estruturas de realização virtual (autodesk 3D Studio Max) | Demonstração técnica e plástica dos processos previstos em cada módulo.

Quadro preto, giz (branco e cor), computador, internet, projector, plasticina, papel, riscadores. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Autodesk 3D Studio Max.

Life Drawing sessions | video projection of audio and visual contents | drawing supported by computer (autodesk 3D Studio Max) | technical demonstration and plastic procedures provided in each module Blackboard, chalk (white and colour), computer, internet, projector, plastiline, paper, graphical tools. Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Autodesk 3D Studio Max.

24

Trabalho autónomo dos estudantes

Autonomous work of students

24.1

Estudos exploratórios.

[1] [1.1] [1.2] [1.3] [1.4] [1.5] [2] [2.1] [2.2] [3] [3.1] [3.2] [3.3] [3.4] [3.5] 20,00 | 0,71

24.2

Pesquisa

[1] [1.1] [1.2] [1.3] [1.4] [1.5] [2] [2.1] [2.2] [3] [3.1] [3.2] [3.3] [3.4] [3.5] 10,00 | 0,36

24.3

Preparação de horas de contacto

[1] [1.1] [1.2] [1.3] [1.4] [1.5] [2] [2.1] [2.2] [3] [3.1] [3.2] [3.3] [3.4] [3.5] 10,00 | 0,36

24.4

Projectos / Finalização

[1] [1.1] [1.2] [1.3] [1.4] [1.5] [2] [2.1] [2.2] [3] [3.1] [3.2] [3.3] [3.4] [3.5] 90,00 | 3,21

25

Conhecimentos a adquirir e consolidar pelo aluno

Knowledge to be acquire and consolidated by the student

25.1 [20.1] [20.2]

Entender as diferentes estratégias e os elementos associados à estruturação em Desenho. Conhecer o desempenho e a variabilidade plástica dos meios técnico expressivos em Desenho.

Understand the various strategies and elements associated with structuring Drawing.Meet the performance and variability of plastic expressive means in drawing.

25.2 [20.3]

Entender os princípios construtivos e expressivos em torno do nivelamento e da acentuação gráfica e visual, presentes nas estratégias de abstracção e caracterização do processo Desenho.

Understand the principles in constructive and expressive around leveling and graphics and visual accentuation, present in abstraction strategies and the characterization of drawing process.

25.3 [20.4] [20.5]

Entender os conceitos entropia e sintropia enquanto contornos da expressão plástica e da exploração e significação em Desenho.

Understand the concepts as entropy and syntropy contours of artistic expression and exploration in design and meaning .

25.4 [20.6] [20.7]

Entender o Desenho enquanto conceptualização, como via de correspondência para uma exploração paralela e preparatória em diversos domínios. Entender o Desenho enquanto processo ontológico.

Understanding the Drawing while conceptualising as via correspondence for a parallel exploration and preparatory in various fields. Understand the design process as ontological.

25.5 [20.6] [20.7]

Entender as relações de correspondência entre volume virtual, projectado e pleno. Explorar o desenho plástica e criativamente, enquanto argumento mediador na modelação de volumes plenos. Adequar e interpretar o uso funcional de ferramentas básicas de modelação.

Understanding the relationships of correspondence between Virtual Volume, Volume and projected real. Explore the design plastic and creatively, while argument mediator in modeling full volumes. Adapt and interpret the functional use of basic tools for modeling.

25.6 [20.6] [20.7]

Desenvolver o desenho segundo interpretação de natureza vectorial nos âmbitos bi e tridimensional, em harmonia com critérios de acentuação e nivelamento gráfico essenciais. Modelar virtualmente formas orgânicas complexas, adequando primitivas, operadores e elaboradores específicos do software de modelação 3D.

Develop the design of nature as interpreted in vector scopes and bi -dimensional, consistent with criteria accent and leveling chart essential. Virtually modeling complex organic shapes, matching primitives, operators and developers of specific 3D modeling software.

25.7 [20.6] [20.7]

Entender os triângulos Linear/Evocar/Explicar ou Linear/Argumentar/Dramatizar enquanto dramaturgia fundamental de uma narrativa visual.

Understanding Linear triangles / Evoke / or Explain Linear / argue / Dramatizing fundamental playwritingwhile visual narrative.

25.8 [20.1] [20.2] [20.3] [20.4] [20.5] [20.6] [20.7]

Entender os princípios de estruturação formal e ergonomia processual na utilização do software. Entender estrutura, organização e exploração compositiva da informação verbal e visual em harmonia com princípios genéricos do desenho de raiz narrativa, particularmente orientado para o desenvolvimento do guião desenhado (story board).

Understand the principles of formal structuring and procedural ergonomics in using the software. Understand the structure, organization and operation of compositional information verbally and visually in harmony with general principles of designing root particularly narrative -oriented development designed script ( story board ).

26

Competências transversais a adquirir pelo estudante

Soft skills to be acquired by the student

26.1 [20.1] [20.2] [20.3] [20.4] [20.5] [24]

Capacidade em explorar e adequar meios e recursos no domínio do desenho, a partir da exploração técnica e plástica dos mesmos.

Ability to explore and adapt means and resources in the field of design, From the technical operation thereof and plastic .

26.2 [20.7] [24]

Capacidade em traduzir ideias ou conceitos e objectos através do desenho, a partir do desenvolvimento de competências perceptivas, dedutivas, plásticas e expressivas.

Ability to translate ideas or concepts and objects by drawing from development of perceptual skills , deductive , and expressive arts .

26.3 [20] [24]

Deter um modelo autoral no estudo, interpretação e criação formal/conceptual através do desenho.

Deter a model copyright in the study , interpretation and creating formal / conceptual through drawing.

26.4 [20] [24]

Capacidade em estabelecer através do desenho uma via projectual geral de sistematização e criação.

Ability to establish a path through the design projectual general systematization and creation.

27

Competências específicas a adquirir e consolidar pelo estudante

Specific skills to be aquired by student

27.1 [1] [1.1] [1.2] [1.3] [1.4]

Capacidade em Ver, Estudar, esboçar, ensaiar e organizar através do desenho.

Skill to View, Study, sketch, organize and rehearse through drawing.

27.2 [1] [1.1] [1.2] [1.3] [1.4]

Capacidade em conceptualizar e presentificar no âmbito da pluralidade expressiva e formal em desenho.

Skill to conceptualise and make present within the plurality expressive and formal design.

27.3 [1] [1.1] [1.2] [1.3] [1.4]

Capacidade em desenvolver, a partir de uma metodologia de âmbito projectual, as estratégias associadas ao desenho.

Skill to develop from one methodology projectual under the strategies associated with drawing.

27.4 [1] [1.1] [1.2] [1.3] [1.4]

Capacidade de se manter actualizado quanto aos procedimentos, às tecnologias e perspectivas associadas ao domínio do desenho.

Skill to remain updated on procedures, technologies and the prospects associated with the field of design.

28

Contributos para a qualificação profissional.

Contribuition towards professional qualification.

28.1

Melhoria de competências autorais em desenho e da narratividade visual.

Improving skills in drawing and copyright of visual narrative.

28.2

Aquisição de competências gerais nos domínios de conceptualização e presentificação, quer a partir da utilização dos recursos tradicionais em desenho, quer a partir de software de desenho de natureza mosaico, vectorial e de modelação 3D.

Acquisition of general skills in the areas of conceptualization and presentification, or from the use of traditional resources in design, either from design software nature mosaic, vector and 3D modeling.

28.3

generalidade das profissões e especificamente para exercício da função de profissional de design e de professor do ensino básico e secundário.

Acquisition of formal and creative skills in design for most of the professions and specifically to exercise the function of the design professional and teacher of elementary and secondary education.

29

Modelo de avaliação do Regulamento da Uma – D

Evaluation model Uma – D

30

Metodologias de avaliação /Evaluation methodology

Avaliação contínua – Hetero e auto avaliação centrada nas actividades e projectos.

31

Elementos de Avaliação / Evaluation elements

31.1

Estudos criativos.

Creative studies.

31.2

Apresentações.

Presentations.

31.3

Projecto – Cenografia, objectos e personagens. Criação e modelação 3D.

Project -Narrative imager, scenics, objects and characters in 3D modelling

32

Momentos de avaliação

Avaliação contínua

1.1 | 1.2 | 1.3 | 1.4 | 1.5 | 1.6 | 1.8 | 1.9

Apresentação

1.10 | 1.11 | 1.12

Projecto

1.10 | 1.11 | 1.12

33

Normas de assiduidade

  • Na sequência da informação apresentada anteriormente, a avaliação desenrola-se no seio do grupo. É contínua e sistemática, baseia-se na auto e na hetero-avaliação, fundamenta-se no acompanhamento e na apresentação calendarizada das propostas e na demonstração do desempenho técnico e criativo, relativamente aos projectos indicadas e calendarizadas no início do semestre. Cumprimento das datas calendarizadas para realização, apresentação e defesa dos trabalhos indicados em cronograma específico. Calendário / Cronograma.
  • Following the information presented previously, the evaluation takes place within the group, and is continuous and systematic, based on self and hetero-evaluation is based on monitoring and scheduled presentation of proposals and the demonstration of technical performance and creative, with regard to projects listed and timetabled at the beginning of the semester. Compliance with the dates scheduled for completion, presentation and defense of the work listed on specific schedule. Calendar / Schedule.

34

Tipologia dos espaços necessários

34.1

Espacialmente adequada para as actividades de natureza criativa e técnica a desenvolver em desenho, meios e recursos. Spatially suitable for creative and technical activities, to develop in drawing > Means and resources.

Contabilizar por Estudante: 3 a 4m2

34.2

Área Laboratório/Atelier para desenho, ilustração vectorial e modelação virtual 3D, recursos digitais. Area para 24 estudantes 24 x 3 m2 > 72 m2.

Area Lab/Studio for drawing, vector illustration and 3D virtual modelling digital resources.

Area for 24 studants 24 x 3 m2 > 72 m2.

34.3

Iluminação predominantemente natural. Luz artificial de substituição com qualidades de equivalência relativa à luz solar.

Direcção zenital e ou lateral esquerda. Luz artificial segundo os valores lumínicos, de intensidade, temperatura de cor e grau de dureza, adequados aos princípios de ergonomia visual e fotométrica do espaço para ateliers de desenho.

Lighting predominantly natural. Artificial light of replacement with qualities of natural light.

34.4

Pé direito adequado às práticas de atelier.

Ceiling heights appropriate for atelier work.

34.5

Pé Direito => 2,60 m Ceiling heights appropriate for atelier work.

34.6

Água para lavagens – 1 Pia 1 Washbasin

34.7

Projecção vídeo via computador

Video Projection via computer

34.8

Internet

35

Tipologia dos equipamentos necessários

24 Cadeiras e mesa de desenho | 24 Chair and table drawing

Assento à altura adequada. Tampo da mesa a + 80 cm de altura Tampo basculante regulável a 2 ou 3 posições intermédias.

24 Set for 24 student. Seat to he appropriate height for a tabletop to + 80 cm height. Flip top adjustable to 2 or 3 intermediate positions.

35.1

10 Cavalete, prancheta ou prancheta portátil | 10 Easel, board or clipboard.

5 Cavalete, prancheta ou prancheta portátil.

5 Easel, board or clipboard.

35.2

2 Armários de meia altura para meios e recursos associados à disciplina | 2 Cabinets half height for means and resources associated to the discipline.

2 armários de meia altura. 2 Cupboards of half-height.

35.3

1 Quadro negro de grandes dimensões para utilização de giz como elemento riscador (Tinta tipo ardósia/ manutenção bi-anual) |1 Large blackboard for use of chalk as scriber element (type Paint slate/ maintenance bi-annual)

1 Quadro negro com 2 a 3 metros de comprimento e altura segundo o pé direito da sala.

1 Blackboard with 2 to 3 meters in length and height according to the right foot of the room.

35.4

2 Tripé e projector de luz | 2 Tripod and light projector.

1 Tripé e projector de luz. 1 Tripod and light projector.

36

Outros requisitos

36.1

Giz branco e colorido.

White and colored chalk.

36.2

Riscadores para demonstração de exercícios (grafite, pastel, terras, marcador, pincel/nanquim. Para uso demonstrativo pelo docente).

Scribe materials for demonstration of exercises. (graphite, pastel, marker, brush/Nanking – for teaching).

36.3

Bloco de papel para desenho ao vivo. Demonstrações a carvão, pastel, grafite, marcador, pincel/nanquim. Dimensões ideais > 100 x 140 cm, mate com grão adequado para riscadores pulverentos, cor marfim ou cinza claro.

Block paper for drawing live. Statements in charcoal, pastel, graphite, marker, brush/Nanking. Ideal Dimensions > 100 x 140 cm, mate with suitable grain for crayon, color ivory or light gray.

Lista de Sumários

17.9

Apresentação dos objectivos centrais da cadeira de Desenho Laboratório IV. Aspectos formais ao nível dos recursos e da sua utilização. Sentido metodológico geral e desenvolvimentos autoral.

20.9

Princípios de abordagem cronográfica de um projecto na área do desenho.

24.9

Princípios de conceptualização e estruturação em desenho. Expressão, dramaturgia e discurso em desenho.

Meios, suportes e recursos em desenho. Naturais e digitais miméticos.

  • Dream World Production Design for Animation, Hans P. Bacher. Aspectos de formalização e síntese expressiva.
  • Character Design from Life Drawing, Michael D. Mattesi. Aspectos de formalização e construção expressiva.

27.9

Direcções criativas. Métodos gerais e a consagração de uma deriva autoral. Formalização de referência | Configuração e silhueta. Forma e campo visual. Questões de pregnância visual. Caos e divagação em desenho. Desenhar enquanto construção rítmica. A musicalidade da expressão.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/estudar-esbocar-e-modelar/

1.10

Conceitos e aplicação de primitivas estruturais e de tratamento plástico expressivo. Métodos de construção/expressão centrados na marcação volumétrica e na presentificação gráfica da relação claro / escuro, luz / sombra. Antagonismos gráficos da exploração do discurso e expressão material de uma dramaturgia em desenho. Natureza subtractiva e, ou aditiva dos métodos de construção material da forma plástica.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/estudar-esbocar-e-modelar/

4.10

Aspectos de natureza conceptual. Formalização e ontologia. Taxonomia e morfografia exploratória.

https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/3d-modelacao/a4-topologia-tipologia-modelacao-poligonal/

Análise de autores em http://www.lambiek.net/comiclopedia.html, enciclopédia online de autores de banda desenhada.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/estudar-esbocar-e-modelar/

8.10

Apresentação normativa de personagens.

Layout base e princípios de composição.

Estruturação de um guião desenhado.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/estudar-esbocar-e-modelar/

11.10

Relações de oposição, coerência e harmonia formal. Identidade caracterológica, plástica e expressiva. Sentido pós interpretativo e caracterológico formal. Caracterização e reforço.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/estudar-esbocar-e-modelar/

15.10

Modelação Tridimensional enquanto estratégia auxiliar na definição do registo gráfico.

https://dedsign.wordpress.com/programatica/desenho-ii/estudar-esbocar-e-modelar/

18.10

Métodos em modelação para simulação formal, volumétrica. Abordagens subtractiva e aditiva.

22.10

Controlo de moldagem base para duplicação formal de elementos em stop motion.

25.10

Princípios de Modelação orgânica virtual em 3D.

https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/3d-modelacao/

29.10

Elementos de topologia e modelação poligonal.

https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/3d-modelacao/a0-elementos-de-topologia-modelacao-poliedrica/

5.11

Abordagem do método de edição poliédrica baseado na modelação de construção poligonal.

Primitivas e conversão em modo de acesso total aos elementos constitutivos – ponto (vértice), lado (aresta), polígono (face), sólido.

8.11

Abordagem do método de edição poliédrica baseado na modelação de construção poligonal.

Sequência e propagação poligonal, unitária e múltipla.

12.11

Apresentação dos estudos de personagens, objectos e cenários.

Reunião de análise e discussão sobre os estudos e possibilidades apresentadas.

15.11

Taxonomia formal. Primitivas poliédricas. Modelação de construção poligonal. Topologia e tipologia

https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/3d-modelacao/dividir-e-construir/

19.1

Conceitos topológicos fundamentais na relação, modelação e unificação de elementos constitutivos.

https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/3d-modelacao/a0-elementos-de-topologia-modelacao-poliedrica/

Demonstração ao vivo de modelação virtual através do 3D studio Max dos conceitos e operadores fundamentais:

Topologia | Homeomorfismo | Plane | Box | Covert to Editable Poly |Modify | Polygon | Vertex | Edge | Attach | Target Weld |Subdivision |Use NURMS Subdivision | Iteractions |Smooth Result

22.11

Demonstração ao vivo de modelação através do 3D studio Max dos conceitos e operadores fundamentais:

Topologia | Tipologia | Estrutura Visual | Vértice | Polígono |Poliedro | Extrusão [Extrusion] | Bisel [Bevel] | Tacelo | Corte [Quick Slice] | Save selected | Merge | Simetria [Symmetry] | Attach | Remove | Target Weld.

https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/3d-modelacao/a4-topologia-tipologia-modelacao-poligonal/

https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/3d-modelacao/a2-abordagem-do-metodo-polyline/

26.11

Demonstração ao vivo de modelação através do 3D studio Max dos conceitos e operadores fundamentais:

Topologia | Homeomorfismo | Taxonomia | Box | Tube | Pyramid |Covert to Editable Poly | Modify | Polygon | Vertex | Edge | Attach | Target Weld |Subdivision |Use NURMS Subdivision | Iteractions | Smooth Result

https://dedsign.wordpress.com/tutoriais/3d-modelacao/dividir-e-construir/

29.11

3.12

6.12

10.12

13.12

17.12

3.1

7.1

10.1

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