desenho e design

Propostas

Súmula do projecto de design integrado com o meio na área da comunicação de eventos – Pensar Global | Agir Local.

As imagens são apenas uma pequena parcela do projecto total realizado em cada tema por finalistas do Curso de Design, para adequação ou aplicação de cada projecto favor contactar o respectivo autor.

Como projectos realizados ao abrigo da frequência da cadeira de Projecto de Design II, as imagens ora apresentadas constituem parte criativa. Consequentemente, enquanto propriedade intelectual, estão protegidos pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, em harmonia com a legislação em vigor (espaços nacional e comunitário). Para efeito de cedência, uso, aplicação, impressão e distribuição pública, obrigatoriamente têm de ser requeridas as autorizações e condições dos respectivos criadores identificados e em cada título apresentado o seu contacto email para a correspondência de eventuais interessados.

Summary of the draft design integrated with the environment in the area of communication of events – Thinking Global | act local.

The images are only a small portion of total project done in each subject by finalists Course Design, or suitability for implementation of each project please contact the author.

As projects under the frequency of the chair of Project Design II, the images are now presented as creative part. Consequently, while intellectual property, are protected by the Code of Copy Rights and Related Rights, in line with current legislation (national and community spaces). For the purpose of transfer, use, application, printing and public distribution, must necessarily be required authorizations and conditions of their creators identified and each presented an email to contact your correspondence from third parties.

Festas de São João – @ Ana Rodrigues B > ana_miguel11@hotmail.com

Projecto de Ana Rodrigues sobre as Festas de São João. Apresento o extracto dos princípios defendidos pela autora:

“É com orgulho que, aquando da visita de pessoas de outras localidades, mostramos a nossa ilha, a beleza das suas paisagens, a gastronomia e a dança tradicionais. Esses “estrangeiros”, maravilham-se com o nosso traje e festividades, mas e nós?
A nossa tradição, corresponde à nossa condição. Nunca fomos uma terra de famílias abastadas e a vida de agricultura nas encostas era e é difícil. Mas será essa, uma razão válida para este desprendimento? Certamente o desejo por uma vida menos madrasta, terá sido o ponto de partida.”[…]

“A evolução económica, tecnológica e política constituem as referências para a estabilidade de uma sociedade, no entanto não é imperativo o esquecimento e o alheamento das raízes culturais dessa mesma sociedade.[…]”

“A cultura e a tradição são a nossa identidade, […]”

Art’Camacha 08 – @ Andreia Gonçalves C > asusanafg@hotmail.com

“O evento teria de realizar-se na região,como tal entre várias hipoteses,escolhi o Festival de Arte Camachense.
Para a elaboração de um projecto atual,foi feita um pesquisa da história e tradição da zona em questão,ou seja a vila da Camacha.
Foram consultadas várias fontes: Junta de Freguesia da Camacha,Casa do Povo da Camacha, internet.
Neste manual apresento a solução encontrada para a criação de uma linguagem actual e moderna, para este evento,de modo activar a atenção de um maior número de pessoas.”

Festa da Flor 08 – @ Andreia Tomás C > andrytichia@hotmail.com

“O evento escolhido para a realização do projecto foi a Festa da Flor, um evento que ocorre todos os anos na Madeira ao longo de três dias, na cidade do Funchal. Realizado durante o mês de Abril atrai muitos turistas à ilha. As principais ruas do Funchal são invadidas por um desfile de carros alegóricos, exibindo-se uma multiplicidade de espécies florais.”

RECREIO DA UNIÃO DA MOCIDADE – Carina Silva C

Sidegreen – @ Carla Bettencourt B > patriciabettencourt@hotmail.com

“Motivo de design, porque iniciei este projecto:
• Melhoria da qualidade, dos processos produtivos (estandardização), aplicação a novas
tecnologias e novos materiais;
• Pretendo obter melhorias na venda do produto comparativamente com o que já existe,
quero dar uma imagem à cidra uma vez que esta só é conhecida entre nós, madeirenses,
e não se encontra á venda em supermercados, sendo apenas de consumo local em tascas
ou bares, comprada em porções (copo ou jarro de vidro ou plástico), em garrafões de 5
litros, ou em garrafas (lavadas), sem rotulo ou qualquer elemento que as identifique;
• O produto actual não tem nenhuma imagem de marca, apenas se sabe que é cidra e
que provém do sumo de pêro;
• Relativamente aos outros vinhos este não está ainda publicitado nem possui uma
identidade própria, ou referências qualitativas em termos de forma exterior (do próprio
“contentor” do produto), os produtos da concorrência (ex. vinho Madeira), possuem uma
série de logomarcas e imagens que os torna mais reconhecidos a nível Nacional ou até
Internacional. Pretendo destacar a qualidade deste produto, e fazer com que aumentem
as vendas, e com que este produto seja mais conhecido a nível Nacional e quem sabe
até Internacionalmente; ”

Grupo Folclore da Ribeira Brava – Christine Paulus – E

Festival do Atlântico – Cláudia Andrade – D

Feira do Livro – Duarte Sousa A – duarte_sous@hotmail.com

O Design implica cada vez mais uma pluralidade de meios que possam satisfazer as
necessidades físicas e mentais do ser humano, deste modo, é essencial a humanização do meio
que o envolve, procurando estabelecer relações estruturais, organizacionais, funcionais e
expressivas, de acordo com princípios éticos:
Sociais – promovendo o bem-estar individual e colectivo;
Culturais – enfatizando a diversidade cultural face á globalização de mentalidades
e costumes;
Globais – na sustentabilidade do planeta.

A disciplina de Projecto II tem por objectivo estruturar um evento, este é um campo de
actuação variado e criativo onde é possível desenvolver diversas actividades: da ilustração à
identidade visual, da animação à produção multimédia.

mADEIRAoPENgOLF2009 – @ Guida Santos A > guidasantos1@hotmail.com

• Área: comunicacão – design gráfico, promocional;
• Inventariação de eventos locais de natureza cultural;
• Ampliação da visibilidade e da qualidade do evento para abranger mais público e dar maior destaque e importância ao evento/prova;
• Clientes/usufruidores do projecto: o público e os participantes do torneio, o clube e a academia, em particular.

• Dar a conhecer esta modalidade do golfe ao público em geral e promover este evento, o clube e a academia.[…]

madeirajazz – @ Helena Rodrigues B > rodrigues_helena@hotmail.com

“O Madeira Jazz propõe-se contribuir para a descentralização cultural da ilha da Madeira.
Através da criação de uma rede de espectáculos em locais acessíveis para o comum
madeirense, pretende-se a divulgação da música jazz na Madeira”

MudasLive08 – @Janete Domingos A > janete_domingos@hotmail.com

“O evento escolhido foi o Mudas Live que Centro das Artes lançou no verão de 2007, a primeira daquela que pretende venha a ser a Festa de Verão deste espaço cultural. A ‘Mudas Live’ junta área exterior do edificio, música acústica, electrónica, VJamming e moda, em três palcos em simultâneo.”

Festival Colombo – @Joana Freitas A > joana_pere@hotmail.com

O conceito base foi desenvolvido no sentido de ir ao encontro de valores que transmitissem por um lado a figura de Colombo mas ao mesmo tempo o todo que representa um Festival.

Inicialmente tentei abordar o projecto de forma mais aberta e sem quaisquer barreiras.

A ideia base foca sobretudo o Festival como uma viagem ao passado mas ao mesmo tempo como evento cultural direccionado para as camadas mais jovens

M_nus Week @ Madeira – Jhonny Pereira B > sc0t4@hotmail.com

“O projecto que irei desenvolver, é o do evento “M_nus Week @ Madeira”, cujos temas principais são o da música electrónica, mais propriamente o techno minimal e experimental, que são próprios desta editora, a M_nus (Mi nus).
Tem como objectivo divulgar este tipo de música electrónica e a sua vertente “underground” cá na Madeira, bem como de festejar o décimo aniversário desta editora. E também como somos uma economia que têm como principal base o turismo, é uma madeira de atrair o turismo jovem, pois o nosso turismo cá na ilha é basicamente sénior.
A M_nus Week irá consistir em conferências (onde os artistas falam do seu trabalho), uma exposição do artista plástico desta editora, e varias pequenas festas, onde no mesmo dia das suas conferências os produtores irão mostrar o seu trabalho, sendo no último dia uma grande festa, onde todos os artistas participam.
Sobre a M_nus, esta é uma das mais conceituadas editoras mundiais (dentro da música electronica) sedeada em Windsor – Canada, com uma sub-sede em Berlin na Alemanha. Esta editora foi fundada por um dos maiores pioneiros do techno, Richie Hawtin (aka Plastikman). Actualmente a trabalhar para esta editora temos vários produtores de renome, Magda, Gaiser, Marc Houle, Troy Pierce, Heartthrob, JPLS, o proprio Richie Hawtin e o seu irmao Matthew Hawtin, que é o artista plastico desta editora.
Quanto aos possíveis locais para o evento, para as conferencias temos o Centro de Congressos da Madeira (Casino), Teatro Municipal, Tecnopolo (Ursas) e o Auditório da RDP; para as festas, Marginal, Jam, Vespas (ou os 3 interligados), Café do Teatro, Clube Avenida, Dá-me lume bar, e CCC; e para a exposição, temos o Teatro Municipal, Mouraria, Galeria do Turismo, entre outros locais.”

madeiraone – João Freitas B > atojota@hotmail.com

“A ideia principal consiste em criar uma “marca” ou denominação que proporcione uma identificação com o LOCAL, pelo nome e com a aplicação de um conceito que ajude a fortalecer a apreensão da “marca” MADEIRA | ONE.”

27º Festival da Canção Infantil – Liliana Sousa E

RE.FRESH LOOK – Luís Teles A > black_nygio@hotmail.com

“Open Mind” é um projecto relacionado com o mar madeirense que oferece diversas experiências interactivas e contribui para a importância junto daqueles que residem e visitam a ilha. Sendo o mar um excelente atractivo para a ilha, aquele elemento oferece diferentes espaços para eventos alternativos.
Este evento pretende promover a ilha da Madeira como destino de lazer e animação cultural. Destina-se a um público jovem com gosto por eventos alternativos. Tem como objectivo reunir a produção e criação de curtasmetragens, fotografia e música relacionadas com o mar. Pretende criar um encontro animado de produção madeirense e internacional, promovendo o intercâmbio de experiências culturais e artísticas.
A produção convida a relaxar na natureza e a desenvolver o espírito ecológico através de um divertimento cultural único. Assim sendo, o evento terá lugar na Caravela Santa Maria, cuja decoração será feita com base numa aposta ecológica, e em que algumas das peças fazem parte da “Fresh Home”. As peças “Fresh Home” são feitas de materiais reciclados, renovados e colocados novamente em utilização. Pretende consciencializar o público para uma redução da produção de lixo e, se possível, a sua reutilização tornando assim a reciclagem cada vez mais prioritária no nosso quotidiano.
Com base nesta vertente ecológica, o evento consistirá num percurso de caravela desde o Funchal até à Fajã dos Padres e percurso inverso, com o intuito de envolver os participantes em diferentes espaços que a ilha nos oferece a nível natural e turístico.”

funchal fashion week – Marília Fernandes A – mariliafernandesm@hotmail.com

O Funchal Fashion Week é um evento de Moda organizado pela Câmara Municipal do Funchal, Sportsmoods e Elite Portugal.
Este evento insere-se nas Comemorações dos 500 anos da cidade e caracteriza-se como o segundo grande evento de Moda que a ilha da Madeira acolheu até o ano 2005 e o primeiro do país desta envergadura.
Conta com estilistas de renome regional e nacional, assim como meia centena de modelos regionais,
nacionais e internacionais.

Decorre em distintos palcos da cidade, sendo que os desfiles tem lugar na Praça do Município e no Jardim Municipal.

CONTÁGIO – Mário Ramos B > m-ramos-22@hotmail.com

“As pessoas devem pôr de parte as conotações negativas da palavra e olhar para as coisas de maneira diferente, ver mais além do óbvio, deixar-se de preconceitos, olhar para CONTAGIO como algo positivo, a transmissão/propagação de sentimentos a positivar, de movimentos envolventes, de estados de espírito: alegria, vibração, dinamismo e felicidade – alegria contagiosa.” […]

oficinas vintáge – ferramentas radicais – Marta León > B

Pretende-se criar workshops destinados a um público jovem, promovendo desta forma a renovação das linhas existentes.
Ou seja, os jovens trazem os seus gostos, os seus estilos de vida, as suas estéticas e a sua modernidade.
E o IVBAM proporciona-lhes a técnica, o material, as ferramentas e o valor da tradição.
Os workshops são constituídos por oficinas práticas e colóquios com arquitectos, designers, engenheiros,
fotógrafos, estilistas, etc.
O Instituto, após selecção dos trabalhos criados nos workshops, inclui-os na marca ‘Vintáge’.
Esta marca será promovida nas feiras nacionais e internacionais em que o IVBAM participa e vendida
no próprio IVBAM e online. A médio prazo poderão ser criadas as Lojas VINTÁGE.

Rally Vinho Madeira – Merkating – Pedro Jardim D

Rally Vinho Madeira – Petér Csáky B > peti_gti@hotmail.com

“O projecto a desenvolver para a cadeira de Projecto Design II será um jogo para telemóvel, este jogo será desenvolvido em parceria com alunos do curso de Engenharia Informática do departamento de Matemática e Engenharias.
O tema principal a desenvolver será relacionado com o Rally Vinho Madeira, rally que se encontra inserido no calendário internacional da FIA (Federation Internacionale de L’Automobile). Esta competição tem um grande significado para a Madeira já que é o Rally mais importante do ano e que por sua vez trás para a região equipas de vários países e Pilotos e Co-Pilotos de Rally contemporâneo conhecidos e até vencedores de Campeonatos do Mundo e/ou vencedores Rallies tão míticos como o Rally Monte Carlo

A nível de recursos humanos este trabalho será desenvolvido por dois alunos de engenharia informática e por mim com a coordenação dos respectivos professores (engenharia e design).
A nível de recursos técnicos serão utilizados programas de desenho vectorial e o flash para fazer os elementos visuais e de comunicação.”

EcoEscola – Raul Pestana E

Classic Rally – Ricardo Pereira B > ricardo500pereira@hotmail.com

“Pretendo promover eventos relacionados com os automóveis clássicos, como o “Rally dos Clássicos” e as exposições das diversas marcas.
Este evento é pouco divulgado e apenas as pessoas que estão dentro da organização e os próprios proprietários dos automóveis clássicos é que têm conhecimento destas ocorrências.
Viso alargar a informação a um público mais vasto, tendo em conta que esta área é atractiva a muitas outras pessoas. Eventos pouco divulgados e as pessoas acabam por não ter conhecimento da sua realização, deparando-se por vezes com estes em plena acção.”

Açores Rural – Sónia Couto B > sonia_mcouto@hotmail.com

“- A evolução das sociedades modernas suscita cada vez mais novas preocupações e expectativas de natureza estrutural, social e ambiental para com o mundo rural. Registam-se sinais crescentes da tomada de consciência colectiva sobre a importância do mundo rural e da necessidade de se evitarem muitos dos erros que resultaram da aplicação de políticas menos atentas à importância da diversidade e multifuncionalidade das zonas rurais. Estando esta temática cada vez mais no centro do debate da sociedade civil e da política, assistimos a uma reacção crescentemente favorável à reabilitação do espaço rural, à redescoberta da sua autenticidade e respeito pela sua identidade, salientando-se a necessidade fundamental de preservar a natureza, a paisagem e o património, bem como o respeito pela cultura e tradição associadas às sociedades rurais.
Os Açores têm a sorte de possuir muito deste património natural e cultural, com uma grande diversidade, já que cada região possui as suas próprias características, orgulho das suas populações e elementos atractivos para visitantes exteriores e moradores das grandes cidades. Nesta perspectiva, o turismo e, em particular, o turismo no espaço rural e o turismo de natureza, podem contribuir para conjugar interesses agrícolas e económicos com a protecção do património ambiental.
Neste contexto, o turismo assume uma relevância de destaque ao proporcionar o surgimento de novas actividades que estimulem um maior respeito e admiração pela paisagem natural, pela flora e fauna e pelos diversos modos de vida. A maior dinâmica turística pode também contribuir para a revitalização destes espaços, já que se traduz num maior afluxo de pessoas e na criação de novos produtos e serviços, adequados a outras exigências e funcionalidades.
Por outro lado, é importante o investimento no domínio nas áreas da informação, divulgação entre várias culturas profissionais intervenientes no processo, para que contribua para que as populações progridam.”

I OPEN INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA SUBAQUÁTICA – Teresa Barros B > teba@netmadeira.com

“Esta actividade foi destinada a divulgar a qualidade da fauna e flora dos fundos marinhos, assim como, a promover este tipo de turismo nesta ilha. O evento foi apoiado pela Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas e surgiu do clube náutico o Iate clube de Santa Cruz. As potencialidades da Ilha tais como o mar, a fauna, a temperatura, a flora, são qualidades que enriqueceram esta iniciativa.
Sendo a primeira vez que se realizou entre nós este evento será de fundamental importância a divulgação a nível internacional do Arquipélago da Madeira.”

MODA | MADEIRA – Vera Fernandes C > verafernandes_666@hotmail.com

“Este projecto consiste em estabelecer um elo de ligação entre o evento cultural Moda Madeira, os barretes e chapéus tradicionais da nossa Região e a campanha de solidariedade “Chapéu da Esperança”. Esta será estabelecida da seguinte forma: serão fornecidos aos estilistas convidados um dossier com toda a pesquisa e informação necessária para procederam a um re-design dos barretes e chapéus, tendo em conta a indumentária actual e sem esquecer as características principais dos mesmos.
Aliaremos esta mostra da Moda Madeira à campanha de solidariedade.”

Campeonato Regional DOWNHILL – Vitor Freitas D

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Desenho e Design « desenho e design said, on 16 de Junho de 2008 at 19:26

    […] Propostas […]

  2. AlexM said, on 18 de Agosto de 2008 at 2:19

    Your blog is interesting!

    Keep up the good work!

    http://street-streetmachine.blogspot.com/

  3. Celso Caires said, on 22 de Setembro de 2008 at 1:34

    Thank you for your appreciation!

  4. Devon said, on 15 de Maio de 2013 at 21:20

    I have loaded your blog in Several totally different internet
    browsers and I must say this website loads a lot quicker then most.
    Would you mind mailing me the company name of your
    website hosting company? I will sign up through your affiliate link if you’d like. Many thanks


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: