desenho e design

Ilustração Vectorial – Illustrator

A designação “Ilustração Vectorial” enquadra-se na classificação geral do desenho realizado a partir da utilização de recursos de natureza informática | computador. As aplicações (programas) permitem desenvolver conjuntos de tarefas e desempenhos próximos da via natural que assiste à acção em desenhar. Quanto à génese lógica que prevalece na organização e construção das imagens obtidas, estes programas foram desenvolvidos tendo em consideração duas filosofias fundamentais:

– Vector [Illustrator, Corel, FreeHand, etc]

– Mosaico [Photoshop, Corel Paint, etc]

A primeira enquadra os programas “natureza vectorial”, nos quais as primitivas de desenho são representadas e armazenadas segundo uma ordem de origem vectorial. Estas aplicações constituem a plataforma ideal para a criação de imagens independentes da resolução dos dispositivos de saída. Uma linha desenhada a partir de uma primitiva vectorial apresenta-se sempre na máxima resolução, mesmo que seja visualizada segundo a resolução relativa que o dispositivo de saída apresenta (monitor, impressora, etc. ). Essa propriedade permite o dimensionamento das formas sem as consequências da deterioração dos pixeis de amostragem – pixelização. Os objectos podem ser novamente editados com base nos respectivos pontos de controlo e ampliam-se sem perda de qualidade.

Outra vantagem importante reside no facto de registar-se não apenas o resultado da “mancha” final, como acontece nas imagens produzidas através de programas de manipulação de imagem, mas também as propriedades e as definições atribuíveis aos elementos desenhados, como espessura da linha, pontos que a constituem, cor do fundo, etc.. Mais tarde, noutra sessão é possível alterar forma e propriedades desses elementos sem refazê-los pixel a pixel.

Realizaram-se ao longo das últimas décadas inúmeras aplicações vocacionadas para a ilustração vectorial. Em áreas diversas e para sistemas operativos distintos, por vezes propostas híbridas, como o software da Adobe oferecido em versões dedicadas Mac, Windows, etc.. Elementos para a história dos programas de ilustração vectorial podem ser consultados em http://www.guidebookgallery.org/splashes.

As imagens produzidas nas aplicações dedicadas ao tratamento de imagem, apresentam-se totalmente dependentes dos dados de entrada (input), não sendo possível alterar grandemente as insuficiências de resolução e definição no sistema de saída (output). Designam-se estas imagens e os programas que as geram e manipulam por imagens de estrutura “bitmapped” ou “mosaico” e “programas de tratamento de imagem”.

A propósito deste tema apresento alguns tutoriais realizados anos atrás, desenvolvidos a partir de aplicações diversas, mas, presentemente, já reconfigurados para a auto aprendizagem a partir de Illustrator.

1 Controlo selecção e dimensionamento

2 Linha, forma e multiplicar

3 União, Disjunção, Cor, Transparência e Ilustração

4 Trace

5 Tiff – Grayscale | Bitmapped

5.1 Controlo de Bitmapped

5.2 Redes em Bitmapped

6 Modelação

6.1 Modelação | Contorno

6.2 Modelação – Sombras e Transparência

6.2.1 Sombras e Fundos

6.3 Finalização

7 Organização de Elementos de Ilustração

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Intro « desenho e design said, on 15 de Março de 2008 at 1:43

    […] Ilustração Vectorial […]

  2. Bell Pulgas said, on 3 de Fevereiro de 2011 at 21:50

    EXCELENTE!!!

    • Celso Caires said, on 23 de Fevereiro de 2011 at 14:42

      Obrigado pela simpatia do seu comentário.

      Um abraço,

      Celso Caires


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: