desenho e design

5.2 Redes em Bitmapped

Este tutorial está desenvolvido a partir de uma questão colocada por Thomas Valente e utilizei um desenho do próprio.

O presente resultado gráfico é uma evocação de uma técnica expressiva muito em voga a partir da década de 60, porventura entre as concepções de comunicação gráfica mais marcantes da época pop. A sua abundante utilização pelos designers de comunicação dessa época, viria a determinar evidentes influências estéticas e processuais na obra de Roy Lichtenstein.

Com a intenção de demonstrar o resultado de transição tonal que as redes determinam, quando aplicadas sobre uma imagem, com variação de tonalidade e transparência, realiza-se um esbatido ou dégradé sobre a imagem, como se exemplifica seguidamente:

Em virtude das alterações seguintes de densidade e lineatura, a imagem deverá ser reduzida para um valor próximo do indicado – Image Size [Image | Image Size]

Partindo do modo grayscale a imagem é convertida em Bitmapped [Image | Mode | Bitmapped]. No quadro apresentado define-se o valor de saída (output) 1200 pixels/inch e selecciona-se para uso Halftone screen no campo Method.

Após a entrada dos valores anteriores, altera-se para 2 a frequência da rede (Halftone Screen), mantém-se o ângulo em 45º e escolhe-se Round como forma do ponto a aplicar na rede. Seguindo estas definições obtém-se uma rede de ponto circular.

O resultado pode ser modificado em função dos valores introduzidos anteriormente em: Frequência da rede e forma do ponto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: