desenho e design

6.2.1 Sombras e Fundo

Este pequeno tutorial aborda a possibilidade de tornar as sombras e demais elementos auto ajustáveis às propriedades visuais do fundo. Nos desenhos apresentados em 6.2, as sombras foram definidas em função das propriedades do fundo. Devido ao facto do fundo ser branco, para desenhar uma sombra suave variei o procedimento blend entre o cinza claro para a forma interior menor e branco para a forma maior.

Este será o comportamento geral de uma sombra – varia entre um valor máximo, consequente da perda de luz (mas amenizado pela interferência da luz global ou residual, disponível) até um valor mínimo geral de 0, em que a superfície onde se projecta é externa à fronteira da sombra.

Quanto mais nítida é essa fronteira, mais dura é a natureza da luz que banha os objectos e, reciprocamente, uma luz mais suave conduzirá a um resultado global, também mais suave, quer em termos visuais, quer plásticos.

A amplitude do Blend (na relação linear entre a forma de menor luminosidade e a de luminosidade máxima) e a variação da intensidade tonal, definem a dureza da sombra e por consequência, também a dureza da luz implícita.

Ao alterar o aspecto geral do fundo, tornam-se evidentes as discrepâncias que daí resultam a partir do valor da sombra, uma vez que as suas propriedades não se ajustam automaticamente a novos valores. A heterogeneidade dos elementos impede o acerto parcial das formas/blend que constituem a sombra.

Uma possibilidade de harmonizar, permitindo o ajuste automático da sombra projectada sobre o fundo, passa pela aplicação de propriedades de transparência, segundo os atributos disponíveis (Multiply, etc), já aplicados em exercícios anteriores ( 3 e 4 ). A escolha de Multiply [Window | Transparency | Mutiply] é uma solução adequada:

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Intro « desenho e design said, on 16 de Maio de 2008 at 22:01

    […] 6.2.1 Sombras e Fundo […]

  2. janice said, on 3 de Fevereiro de 2010 at 1:09

    oi

    • Celso Caires said, on 4 de Fevereiro de 2010 at 1:02

      Oi. Escreva da sua justiça.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: