desenho e design

1 Controlo selecção e dimensionamento

Seleccione a “caneta” (linha) e pressionando o botão do rato em sucessivos pontos de imobilização conseguirá facilmente desenhar uma linha semelhante à apresentada.

Controlo global da forma | Acção externa

116.jpg
No Adobe Illustrator apresentam-se dois tipos de setas. No primeiro, a seta que permite a selecção de objectos, singularmente ou em conjunto, por via do método do traçado da “janela” englobante ou por adição > Manter a tecla shift pressionada enquanto “clica” com a seta do rato sobre as formas. Estas combinações são comuns em todos os sistemas operativos (mac, etc.).

O segundo tipo de seta é tratado no segundo exemplo e destina-se à edição ponto a ponto – elementos internos da forma | linha.

Notará quando “carrega” sobre uma forma o aparecimento de um rectângulo envolvente (envelope de selecção), definido por 8 pontos notáveis (vértices e medianas). Deslocando a seta de selecção sobre um desses pontos, notará uma mudança de estado, à seta é adicionado um pequeno ponto preto, se o cursor coincidir com um dos pontos de controlo. Caso isso aconteça, poderá carregar e deslocar o ponto de controlo do rectângulo envolvente, dimensionando a forma em referência. Associando a esta operação a tecla alt em conjunto a um dos vértices de controlo, verificará que as formas são dimensionadas mantendo sempre idêntica progressão, aplicada aos dois eixos (comprimento e altura). No caso de escolher uma das medianas a progressão comporta-se seguindo o eixo da sua localização (evoluí só na vertical ou só na horizontal. A tecla shift adiciona um papel semelhante, embora a progressão não seja nos dois sentidos e apenas segundo o sentido do movimento do cursor do rato.

Edição ponto a ponto | controlo dos elementos internos da forma-configuração | Acção interna

23.jpg

Além do controlo de dimensão e proporção das formas, qualquer sistema de desenho vectorial permite a alteração das linhas que unem os elementos apontados. Para esse efeito, utilize o segundo grupo de setas (logo abaixo da seta de selecção). Quer esta ferramenta, quer todas as assinaladas na coluna de instrumentos (tools) com uma pequena marcação triângular no canto inferior dos respectivos ícones é possível desdobrar os conteúdos, clicando, precisamente sobre esse triângulo. A imagem apresenta os grupos “selecção” e “caneta” desdobrados no plano de fundo.

Experimente realizar a forma apresentada, seguindo a mesma estratégia utilizada anteriormente.

Mude para a seta de selecção dos elementos internos e notáveis da linha (os pontos localizados a partir do clique do rato). Com esta nova seta seleccione um dos pontos da linha e arraste-o mantendo o botão do rato pressionado. Assim poderá alterar a configuração do elemento desenhado.

Seleccionando um dos pontos com a seta utilizada anteriormente, escolha agora o último instrumento do grupo caneta. Clicando e deslocando a partir desse ponto verificará o aparecimento de extensores de controlo vectorial. Estas linhas construtivas permitem a transformação do estado rectilíneo em curva complexa. Procedendo sucessivamente, ponto a ponto, depressa transformará o polígono original de quatro lados em algo com a configuração aproximada a uma maçã. O comportamento dos extensores depende dos atributos definidos a partir do painel horizontal (logo abaixo da linha principal de menus). Este surgirá quando seleccionar a ferramenta ora apresentada.

Ilustração Vectorial

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: