desenho e design

3 União, Disjunção, Cor, Transparência e Ilustração

Nesta demonstração aplicam-se as funções de união, disjunção, cor e transparência. As primeiras acedem-se a partir do menu Pathfinder [Window | Pathfinder]. Na caixa apresentada sobre o plano de trabalho, existem dois níveis de operadores, por ora dedique a sua atenção ao primeiro grupo Shape Modes.

Seleccionadas as formas apresentadas em 1 obtem a sua união pressionando a primeira opção. Outras relações de configuração formal podem obter-se a partir das seguintes opções de natureza disjuntiva – Exclusão, Intersecção, e subtracção.

Aplicando estes operadores e seguindo os princípios práticos explorados por Mauritius Escher rapidamente realiza um módulo para ulterior utilização na construção de um padrão. [1, 2, 3, 4]

u1.jpg

1 – União

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2 – União

u3.jpg

3 – Exclusão

u4.jpg

4 – Exclusão

u5.jpg
5 Repetição

Para obter o padrão apresentado, pode duplicar sucessivamente o módulo construído ou aplicar os procedimentos Multiplicar Transladando apresentados no final do documento 2. Linha, Forma e Multiplicar. Em ambos, deverá activar a opção Snap to Point [View | Snap to Point] para facilitar o ajuste na contiguidade das formas repetidas.

u6.jpg

Agrupando o padrão obtido pode agora aplicar uma deformação transversal seleccionando o operador Shear Tool localizado na coluna de instrumentos. O resultado obtido apresenta referências espaciais óbvias relativamente à simulação do espaço tridimensional, seguindo os princípios elementares de uma axonometria geral. [Sistemas Axonométricos in Esboço Cotado]

u7.jpg

Desagregue o conjunto e comece por copiar Copy [Edit | Copy] um dos módulos e seguidamente aplicando a operação Paste in Front [Edit | Paste in Front] crie uma cópia do módulo sobreposto ao elemento original. Com a Tecla SHIFT pressionada desloque este novo módulo para a altura relativa desejada. Proceda do mesmo modo para os restantes módulos, assim criará rapidamente as bases superiores
u8.jpg

Com a opção Snap to Point [View | Snap to Point] escolhida, utilize a caneta para desenhar as faces verticais que unem as bases inferior e superior do módulo tridimensional.

u9.jpg

Crie novas camadas para facilitar o desenho e a selecção dos elementos, a partir do painel Layers [Window | Layers].

Com a opção Snap to Point [View | Snap to Point] escolhida, desenhe com a caneta o plano “base”.

Escolha e aplique as cores para cada uma das formas a partir de Swatches [Window | Swatches]

u10.jpg

u11.jpg

u12.jpg

Desenhe os feixes RGB segundo o procedimento anterior aplicado para as faces dos módulos.

Diferencie níveis de transparência para cada uma das formas a partir de Transparency [Window | Transparency]

Ilustração Vectorial

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