5.1 Controlo de Bitmapped
Pretende-se demonstrar que abordagens mais simples, originam resultados mais eficazes do ponto de vista da comunicação gráfica e visual.
Este método em controlar cor e transparência do valor de branco de uma imagem “Bitmapped” permite resultados ajustados em tempo e qualidade à natureza técnica das máquinas de impressão industrial, tipo offset e serigráficas.
A partir de uma imagem alvo realiza-se em Adobe Photoshop um conjunto de alterações, como a seguir se indica.
Transformação de RGB para Grayscale.
Eliminar a estrutura cromática da imagem.
Conversão do modo da imagem em “Grayscale” para o modo “Bitmapped”.
Em Bitmapped não é possível associar a relação de anti-aliasing ao valor dos pixels. Apenas é possível uma transição brusca entre os dois únicos valores – preto e branco – sem gama de cinzentos. Aumentando a resolução de saída (Output) para 1200 pixels por polegada, no limiar visual da percepção humana, obtém-se por mistura “óptica” a leitura relativa da gama original de cinzentos. Seleccionar o método de difusão para a nova equivalência tonal.
Aparentemente, devido ao incremento da resolução, parece não ter acontecido qualquer alteração na relação tonal da imagem.
Ampliando verificará a estrutura típica de um “Bitmapped”, apenas dois valores – preto e branco. Estão concluídas as operações com o Photoshop, a imagem está pronta para gravar em TIFF e abrir em Illustrator.
Importar a imagem por meio do comando Place [File | Place] e atribui a cor que lhe aprouver. No caso apresentado, a imagem foi colocada sobre um rectângulo com base cromática próxima à cor atribuida aos pixel de Bit de valor 1.
Em virtude da diferença de resolução entre a imagem e a definição do monitor (a resolução de um monitor situa-se entre 100 e 72 pontos por polegada), para antever o resultado é necessário mudar para Pixel Preview [Views | Pixel Preview].
Simulando assim, o resultado obtido numa impressão final a cores directas.
[…] 5.1 Controlo de Bitmapped […]